O Simpósio Primeira Infância na Atualidade: Cuidado Integral e Intersetorialidade reuniu profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para um dia de debates sobre a articulação de políticas públicas municipais em prol do atendimento integral ao público da primeira infância. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (11), no auditório do SESI/SENAI, no bairro do Poço, em Maceió.
O evento integra o Projeto Trilhas da Infância, ação do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), previsto no Acordo Socioambiental firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Como boas-vindas aos participantes, o evento contou com a apresentação do Batuque Mundaú, do Mestre Dalmo Almeida. Na mesa de abertura, estiveram representantes do Ministério Público Federal, do Gabinete do Prefeito de Maceió, das secretarias municipais de Educação, de Saúde, e de Desenvolvimento Social e Braskem. As autoridades foram unânimes ao destacar a importância da aproximação de diferentes setores para fortalecer políticas públicas para as crianças e suas famílias.
Participaram do Simpósio profissionais da rede pública municipal, entre eles professores, auxiliares de creche, coordenadores pedagógicos, psicólogos, nutricionistas, pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, agentes de saúde e assistentes sociais.
Trilhas da Infância
Pela manhã, foram apresentados os fundamentos e as etapas previstas de formação e integração do Trilhas da Infância - Projeto de Atualização Técnica em Primeira Infância, que contará também com Estações Temáticas Obrigatórias, formações voltadas para o aprofundamento de temas contemporâneos da Primeira Infância. O projeto oferece uma atualização técnica aos profissionais envolvidos, fundamentada no cuidado integral, no fortalecimento da intersetorialidade, na ancoragem no território, considerando também o contexto da desocupação dos bairros em decorrência do evento da subsidência, bem como na articulação entre teoria e prática e no uso de metodologias ativas.
A gerente de Ações Sociais da Braskem, Raineldes Melo, explicou que as ações vão criar oportunidades para a troca de experiências entre as secretarias e possibilitar a criação de ações conjuntas. "Em 2026, o projeto desenvolverá atividades para garantir o acompanhamento técnico e a troca de saberes entre os profissionais", disse.
Raineldes Melo ressalta que no PAS também estão previstas obras como a construção ou reforma de Centros Municipais de Educação Infantil, Centro de Referência de Assistência Social e de Unidades Básicas de Saúde. E o projeto Trilhas da Infância atua como uma iniciativa de estímulo e fortalecimento dos diálogos intersetoriais. "O programa não é algo externo às secretarias, ele foi construído em parceria a partir das necessidades apontadas pelo corpo técnico do Município", avaliou.
Palestras
A programação do primeiro simpósio do Trilhas da Infância contou com palestras de especialistas renomados. Abrindo a agenda técnica da manhã, a coordenadora geral de Educação Integral e em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, destacou que pensar em uma estratégia de promoção de qualidade na educação básica é pensar em todas as áreas vivenciadas pela criança. "Criança é uma pessoa por inteiro e pensar em uma pessoa por inteiro, é entender sua estrutura física, social, cognitiva, emocional, cultural e política", disse.
A inserção social das crianças hoje para garantir o futuro da sociedade amanhã foi destaque na palestra da mestra em Desenvolvimento Local e especialista em gestão de políticas públicas para a infância, Stellinha Moraes. Para ela, garantir o bem-estar e a educação das crianças é um trabalho que exige a integração dos poderes.
Reflexões para a atualidade
Durante a tarde, um círculo temático foi conduzido por especialistas da Universidade Federal de Alagoas, Profª Ana Carolina Santana Vieria e Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva e Michele Leal, representante da Toca da Cria. A atividade teve como objetivo aprofundar os temas apresentados e abrir espaço para trocas entre os profissionais participantes.
A palestra de encerramento foi conduzida pela diretora do Instituto Gerar, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Vera Iaconelli. Ela abordou temas que são desafios contemporâneos enfrentados por quem cuida e educa crianças, como o impacto do mundo das telas. "Estudos mostram que o uso do celular e da internet é nocivo para as crianças e desencadeia uma série de problemas. Precisamos lutar pela redução do uso do celular. Campanhas pela proibição do equipamento nas escolas estão acontecendo em vários estados e os resultados são maravilhosos", destacou. Ao final da programação, o público assistiu à apresentação do Coco de Roda Los Coquitos, apoiado pelo Programa de Apoio Cultural do PAS. A participação do grupo proporcionou um momento de convivência e troca entre os participantes.
Sobre o PAS
O PAS reúne mais de 40 iniciativas que englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de medidas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística. Parte das ações é executada pela companhia; outras pelo Município de Maceió. O orçamento é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria