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02/09/2024 às 07h00

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Deve compensar...

Deve compensar...

Dizem que são as épocas de crise que criam as melhores oportunidades e, devo admitir, que concordo inteiramente com o dito popular, ainda mais em um país como o Brasil onde o empreendedorismo é tão arraigado e festejado em nosso espírito. Apenas para citar um exemplo que até hoje me impressiona, lembro-me que há muitos anos, antes da chegada do Plano Real, quando a inflação chegava a quase 100% ao mês, havia gente que faturava uns trocados recarregando isqueiros descartáveis pela metade do preço a que eram vendidos em lojas... Pode até parecer uma bobagem minha, mas mostra bem a criatividade que acompanha o brasileiro, viva!

O momento atual também tem revelado este lado do nosso povo, que arrisca o sucesso em pequenos empreendimentos que vão desde a simples produção caseira de quentinhas para concorrer a melhores preços com os restaurantes, até a projetos mais sofisticados, envolvendo aplicativos e páginas na Internet que oferecem os mais diversos serviços a preços assustadoramente baixos, mas com considerável capacidade de ganho pelo volume de acessos. Não tenho a menor dúvida de que será esta turma afoita – no bom sentido – que conseguirá driblar as adversidades em nossa economia.

E, confirmando a minha percepção, dentre outros dados, o Mapa de Empresas para o primeiro quadrimestre de 2024 (veja o link ao final do artigo), mostra que nestes quatro meses, foram abertas 1.456.958 empresas no país, o que me fez decidir sobre o tema no artigo de hoje, onde trago algumas sugestões para que você, meu querido leitor, minha querida leitora (quem sabe futuros empreendedores?), navegue por estes mares com maior tranquilidade!

(1) Meta-se naquilo que você entende: Diante dos riscos de começar algo novo, nada irá garantir o sucesso, ainda mais se você tiver se acostumado durante toda a vida a ter um emprego e o salário depositado em sua conta ao final do mês. Reduza este risco procurando atividades que você seja expert. Por exemplo, há vinte anos dando aulas, sinto-me à vontade para me meter no campo das palestras, mas teria um retumbante fracasso se me aventurasse no ramo do varejo, mesmo que fosse uma simples lojinha para vender café.

(2) Não desista fácil: Salvo raríssimas exceções, conheço poucas histórias de negócios ou carreiras de sucesso que não tenham sofrido reveses em suas trajetórias: a inauguração da loja que atrasou por conta de uma licença que não saiu, as cervejas que encalharam no estoque por conta do fim de semana chuvoso. Por outro lado, a maioria dos que conheço que ficou aquém de sua capacidade é formada por gente que, por pressa, desconhecimento ou ansiedade, acabou pulando de galho em galho sem dar tempo de excelentes ideias maturarem.

(3) Planeje-se: E aqui refiro-me a um planejamento mais amplo, que envolva não apenas os desembolsos e projeções de receitas e despesas para o novo negócio, mas também o seu orçamento pessoal, de forma razoavelmente segregada a fim de se evitar pressões indevidas em ambos os lados... Imagine você ter que adiar a compra do freezer para sua pequena empresa de congelados porque precisa pagar o plano de saúde ou, de forma inversa, atrasar o pagamento de suas contas pessoais porque gastou os recursos para formar estoques... Não vai dar certo assim, concorda?

(4) Atenda à máxima: uma coisa de cada vez: Como citei antes, o risco para se estabelecer em uma nova atividade é alto e assim, sugiro fortemente que antes de abrir várias frentes de uma única vez, espere para que os primeiros empreendimentos decolem antes de se lançar aos demais. Claro que em atividades correlacionadas esta máxima pode se relaxada, como, por exemplo, trabalhar como especialista em informática em conjunto com o desenvolvimento de programas computacionais. Mas entendo que você acabará se perdendo se, paralelamente à informática resolver abrir a lojinha dos congelados: muitas especificidades distintas que demandarão sua total atenção. Tenha calma, que tal?

(5) Respeite o mercado: Bobagem você achar que, por estar por sua própria conta e risco, não terá mais patrão: na realidade você terá vários patrões, sejam os seus clientes, pacientes ou tomadores de serviço. Saber negociar, aceitar críticas, flexibilizar preços, prazos e horários é primordial; encantar deve ser seu objetivo! Adicionalmente, lembre-se: você é o responsável pela prospecção de novos clientes... Renove-os sempre antes que a demanda pelo seu trabalho se esgote.!

(6) Prepare-se para ralar: Esqueça a ideia equivocada de que o seu negócio irá sustentá-lo enquanto você ficará na vida boa em férias intermináveis. Acha que eu me engano? Então faça o teste: vá ao restaurante na esquina de sua casa e pergunte pelo dono... Decerto você terá uma boa acredito que deva compensar, caso contrário ele não estaria lá para o bate-papo, não é mesmo?

Um grande abraço e até a próxima!

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/boletins/mapa-de-empresas-boletim-1o-quadrimestre-2024.pdf


Inteligência Financeira por Roberto Zentgraf

Graduado em Engenharia Civil (UFRJ), teve experiência profissional construída marcadamente na área financeira, iniciada na Controladoria do Grupo Exxon Foi professor no Grupo Ibmec lecionando disciplinas da área financeira (Matemática Financeira, Estatística, Finanças Corporativas, Gestão de Portfolios, dentre outras)

Paralelamente a estas atribuições, passou a assinar uma coluna semanal sobre Finanças Pessoais no jornal O Globo, tendo a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre orçamento pessoal, dívidas, aposentadoria, financiamento imobiliário e investimentos. O sucesso atingido pela coluna proporcionou inúmeras participações em palestras, comentários na mídia escrita e televisiva, além da publicação de outros sete livros tratando o tema.

Após obter a certificação de planejador financeiro (CFP® Certified Financial Planner) associou-se à BR Advisors, grupo especializado em soluções financeiras.


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