Em homenagem ao Dia do Servidor Público, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) destaca duas trajetórias inspiradoras que representam as diferentes frentes de atuação do órgão: o Convívio Social e a Segurança Cidadã.
Com histórias marcadas por compromisso e amor à profissão, a inspetora da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM), Simone Lima, e o fiscal de Posturas, Aldo Galdino, refletem o verdadeiro espírito de servir ao público maceioense.
Missão de vida
Admitida em 1º de julho de 1985, a inspetora Simone Lima participou da fundação da Guarda Municipal de Maceió. Ao longo das décadas, construiu uma trajetória marcada por coragem e sensibilidade social.
“Comecei na Guarda quando tudo ainda estava se formando. Fui me apaixonando a cada dia, porque é muito bom poder garantir a segurança das pessoas, saber que está tudo sob controle e que nosso trabalho faz diferença na vida da comunidade”, conta emocionada.
Simone também foi pioneira ao se tornar a primeira mulher a assumir o comando geral da Guarda Municipal de Maceió, cargo que exerceu por duas gestões. Atualmente, trabalha com a equipe que também auxiliou a fundar o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP), onde vivencia diariamente experiências transformadoras.
“A gente distribui café da manhã, almoço, acompanha o banho e o atendimento com a assistente social. Lembro de um morador em situação de rua que conseguimos aposentar depois de tirar toda a documentação. Quando ele pegou os documentos, disse: ‘Agora eu existo’. Aquilo me marcou profundamente”, relembra.
Com formação em Relações Públicas e Gestão de Segurança, a inspetora une firmeza e humanidade no serviço público de segurança. Ela aconselha aqueles que trabalham com o serviço público e explica que na sua trajetória cada dia é uma nova missão.
“Abrace a profissão de servidor público como missão de servir ao outro. Eu tenho muita sorte por trabalhar naquilo que eu gosto e ter o respeito da minha tropa, isso é precioso pra mim”, finaliza Simone.
Transformando vidas
No serviço público municipal desde maio de 1988, o fiscal Aldo Galdino representa a firmeza e a serenidade da equipe de Fiscalização de Posturas da Semsc. O trabalho dos fiscais gira em torno de garantir que o ordenamento urbano de Maceió funcione de forma justa e organizada.
“Entrei no serviço público buscando estabilidade profissional e financeira, mas ao longo dos anos percebi que o verdadeiro valor está no contato com as pessoas. São nesses momentos que me realizo profissionalmente, exercendo a verdadeira essência do que é ser servidor público: trabalhar com respeito, empatia e dedicação”, afirma.
Mesmo diante das situações mais delicadas, Aldo acredita que o atendimento humanizado faz toda a diferença, o que torna o trabalho gratificante. Entre as histórias vividas nos mais de 35 anos de serviço, Aldo relembra uma que guarda com emoção.
“Certa vez, esqueci a carteira ao pegar o ônibus. Uma senhora se ofereceu para pagar minha passagem, mesmo eu recusando. Quando contei que era servidor público e que trabalhava na antiga SMCCU, ela sorriu e disse que me conhecia, que eu a havia ajudado tempos atrás a regularizar sua situação como ambulante. Ela pôde trabalhar dignamente graças àquela orientação. Foi um dos momentos mais gratificantes da minha vida.”
Aldo finaliza com uma mensagem para todos aqueles que integram o serviço público: “Que todos nós, conscientes do privilégio que é exercer essa função, possamos dar sempre o nosso melhor em prol do serviço público. Que tenhamos empatia, compromisso e respeito com as pessoas, pois é servindo bem que realmente honramos o título de servidor público.”
Fonte: Assessoria