Dólar com. 6.0317
IBovespa 1
21 de janeiro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira
30/12/2024 às 11h40

Blogs

Essa medalha é minha!


Terminados os festejos natalinos, noto com certa relutância que o ponteiro da balança insiste em se posicionar à direita de onde estava semana passada. Também pudera, pois pelo menos no meu caso, as comemorações não se limitaram apenas àquelas junto à família, pois houve outros inúmeros eventos. E quanto a você, meu querido leitor, minha querida leitora, como passou o seu Natal? Já encarou uma corrida hoje ou os quilinhos extras ganhos nesta semana de festejos serão perdidos mesmo é na academia?

Pois é, como moro em uma cidade litorânea, não me canso de observar a quantidade de pessoas se exercitando nos calçadões, jogando futevôlei ou dando umas braçadas mar adentro... O que me faz refletir sobre a perseverança de todos aqueles que conseguem fazer disso um saudável hábito diário. Pode ser até que minha amostragem esteja equivocada, mas a sensação que tenho ao observar esta verdadeira academia a céu aberto é a de que todo mundo malha!

O que me leva a uma segunda reflexão: será que tratamos da saúde do bolso com o mesmo empenho com que tratamos a saúde do corpo? Noto que avançamos muito neste sentido, o assunto educação financeira ficando cada vez mais presente nas conversas, na mídia e nas publicações em geral. Mas ainda vejo muitos se enrolando, botando os pés pelas mãos, e gastando além da própria capacidade de pagamento, deixando contas em atraso, não honrando seus compromissos financeiros e desta forma, ficando sujeitos a restrições ao crédito, importante ferramenta que poderia ajudá-los na realização de projetos de longo prazo, tais como a compra da casa própria, a troca do automóvel ou a viagem dos sonhos, dentre tantos outros.

Como fazer para evitar tal enrascada é o tema do artigo de hoje, pois torço para que mais e mais pessoas consigam seguir um saudável 2025, física e financeiramente falando! Entendo que planejar despesas sempre sairá mais barato do que ficar à espera das contas que chegam, nem sempre no momento adequado. Arrisco mesmo a dizer que o primeiro sintoma de que algo não vai bem é quando o pagamento de uma conta essencial – a de luz, por exemplo, para evitar o corte! – possa empurrá-lo para uma possível inadimplência, na luz ou em outra conta qualquer.

Assim, para operacionalizar o planejamento, não vejo melhor forma do que estabelecer metas a atingir ao longo do ano: com tal motivação em um horizonte próximo fica mais fácil fazer a radiografia de suas próprias contas para saber o que pode ser melhorado, concorda? Voltando ao paralelo que tracei com a saúde do corpo, você acha que os que hoje conseguem terminar uma maratona, não traçaram suas próprias metas e se planejaram para chegar lá?

Minha sugestão é que você fixe uma meta de poupança para 2025 a ser conseguida por meio da combinação do aumento de suas receitas com a diminuição de seus gastos. Será a partir desta poupança que você conseguirá honrar suas dívidas e financiamentos, aumentar seu patrimônio adquirindo ativos que gerem receitas adicionais para você (um imóvel a ser alugado ou um produto financeiro que lhe renda juros, por exemplo), ou mesmo realizar um sonho de consumo mais caro, conforme citei em parágrafo anterior.

Mas atenção para que sua boa intenção não fique pelo meio do caminho! Mantendo a analogia com o corredor de maratona, trago algumas dicas: (1) Assim como um iniciante não deve fazer em seu primeiro treino 21km, você também não deve estabelecer metas irrealistas, ainda que desafiantes. Verificar o seu padrão de receitas e despesas no passado mais recente é um bom indicador, que irá ajudá-lo a por os pés no chão; (2) Assim como a rotina de um atleta envolve algum sacrifício daqueles que o acompanham (o fim de semana antes do treino pode ficar comprometido, por exemplo), a trajetória para o equilíbrio em seu orçamento precisará envolver aqueles que o cercam: família e amigos são importantes não apenas pelo apoio, mas por participarem na redução de gastos (família), ou por compreenderem que você nem sempre poderá acompanhá-los em toda a programação (amigos); (3) Assim como o corredor tem os seus pontos de verificação a cada período – conseguir correr 5km em até 12 semanas, 10km nas 12 semanas seguintes – você também deverá criar seus pontos de verificação em bases regulares: a cada trimestre, por exemplo, você deverá ter atingido mais 25% de seu objetivo total; (4) Assim como o corredor é obrigado a rever sua estratégia de treinos por conta de uma semana extenuante no trabalho ou de uma contusão, você precisará ser flexível para reprogramar suas metas diante de surpresas, como o reparo na casa não programado ou a cota extra do material escolar não prevista, por exemplo. O que não o impede de compensá-las nos períodos seguintes, não é mesmo? (5) E para finalizar, aproveite um fim de semana e vá assistir com a família a uma dessas corridas de rua, tão populares nos últimos tempos. Tenho certeza de que se você vier a se posicionar na reta de chegada, verá muita comemoração...  Pois essa é a dica: em sua corrida financeira pessoal não deixe de comemorar todas as vezes que perceber ter chegado lá: imagine que a medalha de final de prova é sua, que tal?

Um grande abraço e até o próximo ano!


Inteligência Financeira por Roberto Zentgraf

Graduado em Engenharia Civil (UFRJ), teve experiência profissional construída marcadamente na área financeira, iniciada na Controladoria do Grupo Exxon Foi professor no Grupo Ibmec lecionando disciplinas da área financeira (Matemática Financeira, Estatística, Finanças Corporativas, Gestão de Portfolios, dentre outras)

Paralelamente a estas atribuições, passou a assinar uma coluna semanal sobre Finanças Pessoais no jornal O Globo, tendo a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre orçamento pessoal, dívidas, aposentadoria, financiamento imobiliário e investimentos. O sucesso atingido pela coluna proporcionou inúmeras participações em palestras, comentários na mídia escrita e televisiva, além da publicação de outros sete livros tratando o tema.

Após obter a certificação de planejador financeiro (CFP® Certified Financial Planner) associou-se à BR Advisors, grupo especializado em soluções financeiras.


Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]