Escolas públicas e privadas têm até a próxima sexta-feira (19) para efetuarem inscrição na Maratona Alagoana de Lógica. Promovido pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal), o evento consiste em estimular a memória, capacidade de raciocínio e criatividade dos estudantes por meio de provas, jogos e desafios lógicos.
As inscrições devem ser feitas pelo endereço https://linktr.ee/maralogica.
Podem ser inscritos no evento os alunos do 4º ao 9º anos do ensino fundamental e da 1ª a 3ª séries do ensino médio de instituições públicas e privadas, os quais serão distribuídos nos seguintes níveis: nível 1 – alunos do 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental; nível 2 – alunos do 6º e/ou 7º ano do ensino fundamental; nível 3 – alunos do 8º e/ou 9º do ensino fundamental e nível 4 – alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.
Será permitida a inscrição de até 3 equipes por nível e 3 ou 4 alunos por equipe.
A maratona será dividida em duas etapas: a primeira, jogos e desafios de lógica – mancala, xadrez, dama, quatro em linha e cubo mágico - com duração máxima de 90 minutos e a segunda, uma prova de 20 questões fechadas com duração de até 90 minutos, com cada questão valendo entre 5 e 30 pontos, perfazendo um total de 300 pontos para toda a prova.
O evento acontece em dois sábados, no Centro de Interesse Comunitário da Ufal (CIC/Ufal): 04/10 para as provas dos níveis 1 e 2 nos horários de 8h às 11h para o nível 1 e de 13h30min às 16h30 para o nível 2; e 11/10 para as provas dos níveis 3 e 4, no horário das 8h às 11h para o nível 3 e de 13h30 às 16h30 para o nível 4.
Rede Estadual
Em 2024, a Rede Estadual de ensino foi ouro e prata na XV Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico. As escolas estaduais Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, e Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, foram respectivamente 1º e 2º lugares do nível 4 (ensino médio).
Na ocasião, além da Almeida Cavalcanti e da Theotônio Vilela Brandão, participaram da competição as escolas estaduais Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, e Ana Lins, de São Miguel dos Campos.
Os professores Urandy Carlos e Lucyan Mendonça orientaram equipes da Rede Estadual premiadas nas duas últimas edições da olimpíada e falam da expectativa para a edição 2025.
“A Maratona de Lógica evoluiu bastante nos últimos anos e é um presente para os nossos estudantes, pois além de revelar talentos e propiciar aprendizado, este aluno vai se preparar para a vida e, por meio da resolução de problemas, encontrará soluções práticas que influenciarão na tomada de decisões no âmbito pessoal. Por isso, para este ano, temos excelentes expectativas, com o despertar de novos talentos”, avalia Urandy Carlos, professor da Escola Estadual Rosalvo Lobo e que, à época, orientou as equipes da Theotônio Vilela Brandão, que foram, respectivamente, bronze em 2023 e prata em 2024.
Lucyan Mendonça, de Palmeira dos Índios, teve duas equipes medalhistas de ouro na Maratona: em 2023 com a Escola Estadual Humberto Mendes e, em 2024, com a Escola Estadual Almeida Cavalcanti, ambas de Palmeira dos Índios. Em 2023, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti também foi bronze. Ele faz uma avaliação positiva do evento.
“É uma competição bastante estimulante onde os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades cognitivas que algumas vezes não são desenvolvidas no dia a dia, o que torna a competição uma experiência transformadora. Além de ser uma excelente oportunidade para os estudantes de Palmeira dos Índios conhecerem a universidade, o que estimula neles o desejo de fazer o Enem e adentrar o ensino superior”, observa.
Fonte: Ana Paula Lins / Ascom Seduc