Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
11/12/2021 às 16h20

Blogs

Arthur Lira, o algoz da enfermagem

PARA REFLETIR

A MINISTRA ROSA WEBER DEIXOU O ORÇAMENTO, MAIS OU MENOS SECRETO. COISAS DAS RELAÇÕES ÍNTIMAS DOS PODERES. 

Arthur Lira, o algoz da enfermagem

Durou pouco a alegria dos profissionais de enfermagem que comemoraram a aprovação do seu piso salarial nacional. Aprovado no último dia 24 pelo Senado, o projeto que cria o piso salarial da categoria  dificilmente será votado este ano na Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), informou a deputados da Frente Parlamentar da Enfermagem que não pretende pautar a proposta em plenário, mas, sim, levá-la à análise de comissões temáticas. Se Lira não mudar de ideia, o texto começará a ser discutido do zero pelos deputados apenas em 2022.

A decisão é vista por deputados ligados à categoria como uma forma de barrar o projeto, que enfrenta forte resistência de prefeitos, que alegam não ter recursos para bancar os novos valores, de hospitais privados e Santas Casas de Misericórdia. Prefeitos alegam que a medida terá impacto de R$ 9 bilhões sobre os cofres municipais.

Sendo assim, fica também o “ajuste de contas” dos profissionais de enfermagem com o deputado que é candidato a reeleição.

Fecomercio é destaque

Desde que assumiu a presidência da Federação do Comércio de Alagoas, o empresário Gilton Lima, implantou uma gestão de resultados na instituição que engloba também as administrações do Sesc e Senac, dois polos de convergência de ensino profissionalizante, que formam milhares de profissionais todos os anos para inclusão no mercado de trabalho formal. Em sua administração, Gilton Lima, que é uma personalidade muito admirada no meio empresarial e político, tem conseguido avanços institucionais importantes com sólidas parcerias públicas e privadas trazendo grandes benefícios, fazendo crescer muito o número de serviços prestados à classe.

Além das inúmeras realizações nas atividades fins da Fecomércio, através do Sesc, Senac vários programas sociais e de assistência beneficiaram milhares de famílias alagoanas, em situação de vulnerabilidade.

Recentemente Gilton Lima foi agraciado com a Comenda Senador Arnon de Mello (Instituto Arnon de Mello) por sua participação efetiva no desenvolvimento alagoano e sua história de empreendedorismo e reinvenção na sua vida empresarial de mais de 30 anos.

Arapiraca em caos

O deputado estadual Tarcizo Freire, que raramente sobe à tribuna da Assembleia Legislativa resolveu falar e falou bonito. Em contundente discurso apontou a situação caótica em que vive a administração do prefeito Luciano Barbosa de Arapiraca. Narrou a grave situação dos setores de educação e saúde do município e a negligente gestão de Barbosa que tem se mostrado incapaz de realizar a gestão que prometeu em campanha.

O parlamentar finalizou seu discurso com um recado para Luciano Barbosa: “Prefeito, nós políticos temos que ser o remédio e não o veneno do povo que nos elegeu”.

Paulo Dantas, o preferido

Se o poder de indicação do substituto do governador Renan Filho ficar por conta da Assembleia Legislativa, o que provavelmente acontecerá, o nome já está definido e será o sertanejo Paulo Dantas. O martelo foi batido e a maioria dos parlamentares não abre mão da escolha. Para a eleição direta de governador, tudo vai depender da avaliação do “conjunto da obra” de Dantas, durante o período de sua gestão. O hoje deputado e amanhã governador, passará por uma avaliação da mesma Assembleia, para definir o seu futuro por mais quatro anos.

A maldita Braskem

Dá para perceber que “há algo no ar além dos aviões de carreira” (frase antológica do Barão de Itararé – quando existia algo de suspeito em uma história)

com esse aparente “compadrio” entre uma empresa criminosa e instituições que deveriam defender o direito dos milhares de pessoas atingidas pelo brutal acidente, cometido de forma, no mínimo, eventualmente dolosa (dolo eventual é um tipo de crime que ocorre quando o agente, mesmo sem querer efetivamente o resultado, assume o risco de o produzir).

Enquanto as pessoas lutam para receber indenizações injustas, outras desesperadas buscam socorro médico em busca de cura para os males causados pelo trauma da perda de seus bens e suas referências de uma vida e ainda muitos que enterram seus mortos pelas mesmas consequências. Assistimos, com indignação, um juiz de direito proibir uma manifestação pacífica na porta da empresa criminosa, inclusive com a presença de alguns parlamentares. O fato repercutiu na Assembleia Legislativa.

Um presidente tosco

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro, na contramão da ciência e dos cuidados com  a população, prega o negacionismo e alardeia sua tosca opinião sobre a vacina, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou, sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, que o estado brasileiro exija de visitantes estrangeiros que comprovem ter completado o ciclo vacinal relativo à Covid-19, a exemplo de diversos países ao redor do mundo.

A recomendação da Corte de Contas se dirigiu especificamente à Casa Civil e aos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura. Caso resolvam não exigir o cartão de vacinação atualizado, esses órgãos deverão apresentar ao TCU as devidas justificativas técnicas.

O Tribunal determinou ao Ministério da Saúde que “incremente a transparência das informações relativas às contratações e aquisições, visando ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. Também é necessário melhorar o sistema de Tecnologia da Informação (TI) que controla a distribuição de vacinas a Estados e Municípios”, acrescentou Vital do Rêgo. 

Pílulas do Pedro

Se eu fosse o governador tampão, manteria George Santoro na Fazenda. Mas não sou, não é?

Paulo Dantas já aparece na fita, com jeito de governador. Ativo, articulado, tem destino e vocação. 


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]