Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/04/2021 às 12h00

Blogs

STF acua Arthur Lira sobre abertura de impeachment de Bolsonaro

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), tem cinco dias úteis, a contar de hoje, para explicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque ignorou 107 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que mofam nas gavetas da presidência da Casa.

O prazo foi estabelecido pela Ministra Cármen Lúcia, em resposta a um mandado de injunção feito pelo advogado Ronan Botelho, sob a alegação de que há uma lacuna na legislação ao não se determinar prazo para análises e abertura de processos de impeachment pela Câmara dos Deputados.

Segundo o advogado, essa lacuna não é nenhum descuido legal, tem sentido de existir.

“A falta de uma regra clara para o devido processo legal nos processos de impeachment, seja de ministro do STF, seja de presidente da República, é proposital, porque as duas Casas legislativas (Câmara e Senado) ficam com as armas nas mãos. O Senado mantém o judiciário sob sua guarda com ameaças de impeachment [contra ministros] e a Câmara Federal contra o Executivo”, argumenta Botelho.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e o vereador paulista Paulo Rubinho Nunes, ambos integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), também entraram com um recurso semelhante junto ao STF. A ação feita por eles ainda não foi analisada pela relatora Cármen Lúcia.

Agora, é sobe ou desce.

Não dá mais para parar na ladeira.


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]