Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/01/2022 às 10h00

Blogs

Para Bolsonaro, agora é “sobe ou desce”

Chegou 2022!

E com ele, a corrida eleitoral. 

Temos até agora, pelo menos, oito pré-candidaturas à presidência da República do Brasil: Lula, pelo PT; Jair Bolsonaro, pelo PL; Ciro Gomes, pelo PDT; Sérgio Moro, pelo Podemos; João Dória, pelo PSDB, Simone Tebet, pelo MDB; Rodrigo Pacheco, do PSD, e Felipe d’Ávila, do Novo.

E segundo especialistas políticos, a tendência do ambiente de eleitores brasileiros é pela renovação.

Ou seja, a reeleição do presidente Bolsonaro corre sério risco de não acontecer.

Se realmente se confirmar essa tendência, será a primeira vez, desde que foi instituída a reeleição, que um presidente da República perderá a disputa pela renovação do mandato. Todos os presidentes que disputaram a reeleição no exercício do mandato foram reeleitos: Fernando Henrique, em 1998; Lula, em 2006; e Dilma, em 2014. 

Nesses casos, o eixo das campanhas foi na direção do aprofundamento das políticas públicas. FHC manteve o Plano Real; Lula prometeu turbinar o combate à fome e à miséria; e Dilma seguiu com os programas vinculados ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Sem um eixo para chamar de seu, Bolsonaro tem mais pontos negativos para responder numa campanha à reeleição, do que pontos positivos para consolidar sua gestão num palanque eleitoral.

Ou seja, a eleição presidencial deste ano terá um caráter plebiscitário, de julgamento, e Bolsonaro precisará ser mais que “Mito” para explicar sua submissão ao Centrão, porque nega a ciência que salva vidas numa pandemia como a covid-19 e, sobretudo, responder pela administração disfuncional e de retrocesso em relação aos Direitos Humanos, Meio Ambiente, e Políticas Sociais.

É o preto no branco, sem mais, nem menos.


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]