Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/10/2017 às 09h08

Cultura

Chá de Memória desperta alagoanidade com crenças e mitos populares

Governo de Alagoas vem, ao longo do Bicentenário, desenvolvendo atividades que reforçam a história e a cultura do Estado - André Palmeira

Mais uma edição do Chá de Memória foi realizada na tarde de terça-feira (17). Desta vez, o tema foi “Mitos e Ethos Alagoanos- É de Vera ou brincadeira?”, fazendo um trocadilho com o nome da própria palestrante, Vera Lúcia Calheiros, ao mesmo tempo em que menciona uma expressão popular alagoana.


Professora, historiadora e antropóloga, Vera Lúcia Calheiros abordou, de forma dinâmica e envolvente, as crenças e os mitos do Estado, citando desde Calabar até o domínio holandês no Brasil.


Uma das participantes ilustres do evento foi Tânia Pedrosa, artista plástica alagoana. “Eu não vim prestigiar o evento, na verdade eu fui prestigiada com ele”, citou a visitante que, mesmo tendo acabado de voltar de viagem, disse que não poderia perder por nada o Chá de Memória.

Para a alagoana, a cultura de Alagoas deve ser valorizada e o Chá de Memória tem feito um  papel brilhante junto à sociedade. “Eu fiz questão de vir à palestra. O assunto é, sem dúvida, muito interessante e afeta a vida de todos os alagoanos. O tema me chamou muito a atenção, já que leio muito sobre os mitos e crenças de nosso Estado”, disse Pedrosa.


O secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, ressaltou a honra em poder promover o Chá de Memória junto ao Arquivo Público de Alagoas. “É com ações públicas desse tipo que apoiamos os alagoanos a aprofundar seu interesse pela história de seu próprio Estado para além de datas esporádicas, como o 16 de setembro, por exemplo. Alagoas tem muito mais a ser contada e merece ser apreciada”, disse Farias.

Para a diretora do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, a palestra da professora Vera Calheiros contribuiu para o resgate e valorização do conjunto de costumes, ideias e crenças do povo alagoano. “É o nosso dever abrir as portas do Arquivo Público para a sociedade”, concluiu.

Próxima edição

O próximo Chá de Memória será realizado no dia 31 de outubro e trará o tema: “Escravidão e Sociabilidade”. O palestrante será Marcus Carvalho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento acontecerá junto ao VIII Encontro Internacional Escravidão e Mestiçagens, que é uma parceria do Governo de Alagoas com a Universidade Federal de Alagoas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]