Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/12/2018 às 20h15

Cultura

Arte popular alagoana será destaque na Feira Nacional do Artesanato, em BH

Esculturas de André da Marinheira fazem parte do estande de Alagoas - Kaio Fragoso

A arte popular alagoana estará mais uma vez em evidência com a participação dos artesãos locais na 29ª Feira Nacional do Artesanato de Belo Horizonte, que começa nesta terça-feira (4) e vai até o domingo, 9 de dezembro, no Centro de Feiras de Minas Gerais – o Expominas. A participação do estado no evento foi viabilizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Alagoas leva a Minas o talento dos mestres artesãos André da Marinheira, de Boca da Mata, que encanta com suas belas esculturas de animais talhados em madeira; a delicadeza da arte no palito de fósforo, do mestre Arlindo Monteiro, de Maceió; e a beleza das luminárias do artesão Enauro, do grupo Coité Iluminado.

Também farão parte do estande do PAB Alagoas o bordado do grupo produtivo Fulô.A, do povoado Murici, em Penedo; o artesanato feito com a fibra da taboa pela Associação de Artesãs de Feliz Deserto; o filé da Associação de Artesãs do Pontal da Barra; a arte em fuxico patchwork do grupo Artecetera; o crochê de Karol Couto; e o Sairá Sete Cores, com a artesã Eneida.

Alagoas no TOP 100

Além do estande do PAB, a diversidade cultural do estado também poderá ser conferida em mais dois estandes. Um deles é o Espaço TOP 100, que reunirá os melhores artistas do país.

Cinco alagoanos estão entre o TOP 100: Grupo Pontos e Contos, de Penedo; Inbordal, de Marechal Deodoro; Amor Caseado, de Boca da Mata; Associação Mulheres de Fibra, de Maragogi; e Associação de Artesãs de Feliz Deserto.

Homenagem

O Mestre Aberaldo, da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, com suas peças talhadas em madeira, representará o estado na ala dos Mestres da Arte e do Artesanato, que irá homenagear outros 36 artesãos e artistas brasileiros.

Por onde passa, Alagoas encanta com a riqueza da sua produção artesanal e a grande variedade de tipologias. O estado lidera o ranking nacional de artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) com, aproximadamente, 14 mil profissionais inscritos, vindos de vários municípios.

“É incrível a grande quantidade de artistas espalhados por todo o estado. Muitos deles ainda desconhecidos do grande público e com um talento impressionante, que precisa ser mostrado, reconhecido. Então, participar de feiras como essas que eles têm participado é a forma que a Sedetur encontrou de dar visibilidade ao rico material produzido aqui”, afirmou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Ao longo do ano, a Sedetur investiu na divulgação do artesanato alagoano e garantiu a participação de artesãos em diversas feiras e exposições, com excelentes resultados, como o 11º Salão do Artesanato, realizado no início de novembro, em São Paulo. No Salão, Alagoas bateu recorde de vendas, com arrecadação de R$ 205.350,97 na comercialização de 4.464 peças.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]