Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/12/2018 às 10h15

Cultura

Poesia e Resistência Feminina e da Mulher Negra, são temas de mesas redondas na 9º Flimar

Encontros acontecem no auditório principal, localizado no Adro do Convento, com participação de escritoras alagoanas e de renome nacional

A professora Elaine Rapôso estará presente na mesa do Leia Mulheres - Divulgação

Com o tema “Sou Literatura, Sou Cultura, Sou Mulher” a 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) transformará o município em um verdadeiro palco de discussões sobre a mulher em suas diversas formas. Durante o evento, o público contará com mesas redondas nos dias 14 e 15 de dezembro.

O protagonismo das mulheres negras alagoanas, espaços de resistência feminina e poesia são alguns dos temas expostos entre os palestrantes. As mesas iniciam a partir das 15h e seguem até o início da noite. Angélica Freitas, Mãe Neide, Marília Matsumoto, Arriete Vilela, Claudilene Silva, Elaine Rapôso, são algumas das mulheres que estarão presentes nas mesas redondas da Festa Literária.

A professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro, Elaine Rapôso que estará presente na mesa do Leia Mulheres, conta que durante a mesa serão discutidos os espaços e desafios da mulher.

“Na mesa do Leia Mulheres nós vamos falar sobre a atividade dos grupos do Leia Mulheres em Alagoas, sobre autoria feminina e leitura. O Leia Mulheres é um grupo que existe em mais de 90 cidades do Brasil. O nosso grupo se reúne mensalmente e alia a formação de leitores e leitoras à discussão de temáticas relacionadas à visibilidade das mulheres escritoras bem como violência, desigualdade social, de raça e gênero a partir da leitura de livros escritos por mulheres”, explicou.

Em cada dia de evento estarão disponíveis quatro mesas redondas, para que o público possa participar daquelas que possuam maior interesse, totalizando em oito mesas redondas nos dois dias de evento.

Elaine Rapôso ainda falou da satisfação de trazer o Leia Mulheres para Marechal Deodoro. “Trazer o Leia Mulheres para Marechal Deodoro foi uma realização muito importante para mim, porque alia meus estudos e pesquisas à minha prática docente de forma direta”, disse.

Confira a programação do Auditório Principal:

14 de dezembro

15h: Poesia e resistência feminina com Angélica Freitas, Susana Souto e Eduarda Rocha

16h30: Da cacimba à lagoa: Marechal Deodoro na obra de Arriete Vilela

17h30: A atuação das professoras negras na luta por uma educação anti-racista

18h30: Mulheres nas editoras alagoanas, com Lídia Ramires, Patrycia Monteiro e Sanádia Gama

15 de dezembro

15h: Mulheres negras construindo espaços de resistência com Ana Rita Marcelo de Castro e Lígia Ferreira

16h30: Sou mulher e escrevo: Bate-papo com escritoras alagoanas com Marília Matsumoto, Marta Eugênia, Izabel Brandão e Karol Moraes

18h30: O protagonismo das mulheres negras alagoanas com Mãe Neide, Regina Lopes e Bruna Moraes.


Fonte: Secom Marechal Deodoro

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]