Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/02/2019 às 23h30

Cultura

Exposições Chico Viveiros e Violeta Plech ficam em cartaz até o dia 28

Visitas ao Complexo Cultural Teatro Deodoro podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, gratuitamente

Exposições mostram um pouco da trajetória dos dois artistas alagoanos, Chico Viveiros e Violeta Plech, através de suas obras - Hannah Copertino/Agência Alagoas

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) prorrogou as exposições Chico Viveiros e Violeta Plech em cartaz no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, até o dia 28 deste mês.

As mostras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Grupos de escolas e instituições devem agendar a visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

As exposições mostram um pouco da trajetória de dois artistas alagoanos através de suas obras. Com mais de 50 anos em contato com a arte, Chico Viveiros expõe suas pinturas em uma mostra individual pela primeira vez. Violeta Plech reúne diversas obras, entre pintura, colagens e gravuras, fazendo uma espécie de retrospectiva de mais de 60 anos dedicados à arte. A curadoria das exposições é de Fredy Correia.

No primeiro piso, o público vai encontrar mais de 30 obras do artista Chico Viveiros. São pinturas que retratam o cotidiano simples do povo nordestino com figuras como vendedor de peixes, as rendeiras, o tocador de pífanos, o lavrador, lavadeiras, violeiros e muitos outros na mais pura e delicada beleza. Foi montado o ateliê do artista na galeria para que o público se aproxime mais dele e entenda como funciona o processo criativo.

No mezanino, estão as pinturas de Violeta Plech. Mais de 30 telas revelam seres imaginários e cenas cotidianas, que se misturam no universo da artista. Pássaros, peixes, bichos, árvores, pessoas e recortes do dia a dia nos conectam ao mundo místico e lúdico de Violeta, onde a fantasia e a realidade se misturam e se confundem.

“As exposições Chico Viveiros e Violeta Plech foram ampliadas para dar mais oportunidade ao público de conhecer os belos e ricos trabalhos desses artistas alagoanos e também é uma forma de divulgar mais a história e obra do Chico e da Violeta. Abrimos as mostras em período de fim de ano, com muitas festas e férias, então, entendemos que é importante essa prorrogação. Aproveitamos para fazer o convite ao público que visite as mostras. Vale muito a pena”, concluiu a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Sobre Violeta Plech:

Nascida em 1929, União dos Palmares, Violeta Sarmento Plech é pintora, desenhista e figurinista. Cursou desenho e pintura com Lourenço Peixoto (1945/46) e, em 1958, estudou figurino, no Instituto OBERG, no Rio de Janeiro. Cursou História da Arte com a historiadora alagoana Carmen Lúcia Dantas, em Maceió (1997). Frequentou em 1970, o Atelier Oficina 154, em Olinda-PE, e viveu parte de sua vida em Recife.

Segundo o curador Fredy Correia, a exposição Violeta Plech busca traçar um paralelo entre as várias fases da diversificada obra e da vida da artista trazendo à tona uma histórica e eclética produção artística composta por pinturas, desenhos, colagens e gravuras produzidas ao longo de vários anos.

“A arte contemporânea intrigante da vanguardista artista visual e estilista, Violeta Plech, provoca um encantamento instantâneo, envolvendo o espectador em seu mundo mágico e apaixonante composto por intensas e vibrantes criações, nos levando a uma viagem ao seu mundo ora realista, ora imaginário. A ludicidade e os conceitos que impregnam sua obra a tornaram a artista preferida das crianças e jovens que não acreditam que ela seja já uma ‘senhora’ artista dado o frescor, a intensidade, as cores vivas e a vibração de seus trabalhos”, detalhou Fredy Correia.

Sobre Chico Viveiros:

Alagoano de Maceió, Chico Viveiros se envolveu com a arte ainda menino, conheceu a pintura e o desenho na década de 60, aos doze anos de idade. Artista autodidata, aprendeu o ofício pesquisando e estudando por conta própria.

“Sua obra é um mergulho no universo pictórico, uma mistura entre o moderno, o contemporâneo e o figurativo. O cubismo e os traçados geométricos também aparecem nos seus trabalhos como uma referência marcante, mas harmoniosamente suave e em sintonia com outros elementos. O regionalismo cultural aparece de forma impositiva, porém homogeneamente composto pelo artista em pinceladas suaves e discretas, usando magistralmente a luz e sombra com uma fluidez perceptível. Seus personagens têm olhos, mãos e pés grandes, mas, ao mesmo tempo, são extremamente delicados, nos chamam a uma grande reflexão sobre o real significado do pensamento da obra e nos levam a refletir sobre a nossa cultura, elemento principal de seu trabalho”, explica o curador.

Serviço:

Exposições Violeta Plech e Chico Viveiros

Local – Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Visitas – Até 28/02/2019, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Agendamento de grupos de escolas e instituições - (82) 98884-6885 ou pelo e-mail[email protected].


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]