Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
04/04/2019 às 13h00

Cultura

Corpo Cênico da Ufal apresenta dois espetáculos nesta sexta-feira

Encenação com textos de Bertolt Brecht e Obscuricenidades são atrações da 1ª Roda de Conferências em Artes Cênicas da Ufal

Nesta sexta-feira (5), o Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas está com dois espetáculos em cartaz. O primeiro, Igreja Dialética Brechtiana - O Acordo, com direção de Marcelo Gianini, e o segundo, Obscuricenidades, comorientação de Kamilla Mesquita. As apresentações são gratuitas e vão acontecer na sala 11 do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, dentro da programação da 1ª Roda de Conferências em Artes Cênicas, promovida pelo Corpo Cênico e pelo projeto Brincantuar.

Baseado em textos de Bertolt Brecht, tendo como eixo da encenação a peça didática de Baden Baden sobre O Acordo, a apresentação do Corpo Cênico Teatro será às 18h. De acordo com Gianini, a proposta dessa encenação é fazer uma reflexão estética e dialética sobre os avanços científicos da humanidade. “Por meio da leitura coletiva dos textos (em formato que remete a uma missa), a plateia é convidada a participar, junto com os atuantes, dessa reflexão, sempre duvidando de formulações dadas a priori, frutos de análises superficiais e ideologizadas da história”, explicou.

Igreja Dialética Brechtiana: O Acordo é parte do projeto Performances Político-Poéticas, dentro do programa de extensão Corpo Cênico da Ufal, ligado às graduações em Teatro e Dança e à Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão. Essa é a segunda montagem desse projeto bienal; a primeira foi O Amor à Pátria, também inspirada em textos de Brecht, ambas dirigidas pelo professor Gianini, que conta no elenco com estudantes do curso de licenciatura em Teatro.

Obscuricenidades

O espetáculo Obscuricenidades é a nova montagem do Corpo Cênico Dança e volta à cena nesta sexta, às 19h [a estreia foi no último 22 de março]. Trata-se de criação colaborativa, realizada por alunos do curso de licenciatura em Dança, participantes do equipamento cultural. Essa montagem está ligada ao projeto Corpo em arte: investigações criativas em dança, coordenado pela professora Kamilla Mesquita.

Obscuricenidades passeia prioritariamente pela linguagem da dança e surge a partir de inquietações e fascínios sobre o tempo presente. “Mesmo tendo a linguagem da dança, não deixa nunca de borrar os limites entre a dança, o teatro e a performance. Inegavelmente são os corpos dançantes que constroem o espetáculo. Corpos que pensam, questionam e investigam possibilidades por meio do movimento. E é justamente a partir desses pensamentos, questões e investigações que surge colaborativamente a obra”, relatou o grupo.

Corpo Cênico

O Corpo Cênico, criado em 2016, é ligado à Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão, gerido pelos colegiados dos cursos de Dança e Teatro e coordenado pelo professor Ivanildo Piccoli. O objetivo do grupo é fomentar a pesquisa, a produção e a difusão das artes cênicas na Ufal e em Alagoas, envolvendo teatro, dança, circo, arte da performance, entre outras.

Esse programa de extensão busca promover a produção anual de obras dramáticas e coreográficas clássicas, como também de experimentos cênicos ligados à tradição ou à pesquisa de novas linguagens na arte da cena. Integrado aos programas de extensão das licenciaturas em Dança e Teatro, o Corpo Cênico, desde o início de 2018, passou a contemplar dois projetos: Performances político-poéticas, ligado à licenciatura em Teatro, e Corpo em arte: investigações criativas em dança, voltado à licenciatura em Dança.

Sua primeira montagem para o teatro foi Medeiamaterial, com texto de Heiner Müller e também dirigida por Gianini. Sua estreia foi durante na Bienal do Livro de Alagoas, edição 2017. Além das performances político-poéticas, o programa desenvolve, desde o ano passado, o projeto “Corpo-em-Arte”: Investigações Criativas em Dança, coordenado pela professora Kamilla Mesquita, do curso de licenciatura em Dança da Ufal.

SERVIÇO

O quê: Espetáculos Igreja Dialética Brechtiana – O Acordo e Obscuricenidades

Quando: 5 de abril, às 18h e às 19h, respectivamente

Onde: Sala 11 do Espaço Cultural Universitário, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro-Maceió-AL

Entrada gratuita


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]