Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/05/2019 às 13h00

Cultura

Uso de som precisa de autorização da Prefeitura

Festejos juninos devem pedir autorização para uso do som (Foto: Arquivo Secom)

A autorização deve ser solicitada tanto para as festas de rua quanto para local privado. A permissão para o uso do som é a garantia de que o evento está ciente da legislação ambiental quanto à poluição sonora, sossego e bem-estar dos moradores da região. Até o momento, a Sedet contabiliza cerca de 30 pedidos de permissão para uso de equipamentos sonoros em festas juninas.

O volume máximo permitido para os festejos juninos será definido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será firmado entre o poder público, organizadores de eventos e o Ministério Público Estadual (MPE). Segundo o assessor técnico da Sedet responsável pela confecção das autorizações para eventos, Luciano Pereira, o limite sonoro tem uma variação a depender da localização.

“Os pedidos são de vários bairros em Maceió. Quando o TAC for firmado, ele determinará os decibéis para as áreas mais tradicionais com festas juninas na capital, como Benedito Bentes, Jaraguá e Jacintinho. Nestes lugares com mais tradição, a quantidade de decibéis permitido é maior do que outros bairros, onde os eventos são menores”, explica.

Mesmo com o TAC ainda não firmado para os festejos juninos de 2019, os organizadores de eventos já devem procurar a Sedet, que fica na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol. As exigências são praticamente as mesmas para festas em locais públicos e privados. O diferencial é apenas a apresentação do contrato de locação ou autorização do estabelecimento para o caso de festas privadas.

Lista de documentos para uso de som em eventos:

• Requerimento do evento – ofício
• Cópia da declaração da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs)
• Cópia da documentação de identificação do requerente
• Cópia do comprovante de residência do requerente
• Taxa paga (gerado pela Sedet)
• Contrato de locação/ autorização do estabelecimento/ licença ambiental (se for em local privado).

As organizações sem fins lucrativos e religiosos são isentos de taxas, desde que apresentem a ata de constituição. Para mais informações ligar para 3315-4750.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]