Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/08/2019 às 07h21

Cultura

Escadaria de Maceió vence concurso nacional do Iphan

Escadaria na ladeira da Catedral. - Marco Antônio/ Secom Maceió

A Escadaria Todos Pela Cidade, situada entre os bairros Farol e Centro, agora é conhecida nacionalmente. Revitalizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Movimento Todos Pela Cidade e a empresa Oikos Casa, o local foi o vencedor do concurso cultural “Destino: Patrimônio Cultural”, lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Facebook em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A fotografia da Escadaria ficou em primeiro lugar, obtendo o maior número de curtidas, reações, comentários e compartilhamentos entre as 36 publicações inscritas que retratam espaços e manifestações culturais de diversas cidades brasileiras.

O resultado do concurso nacional foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Iphan em publicação no Facebook. A Escadaria Todos Pela Cidade, que foi inscrita com fotografia da arquiteta Evelyne Enoque Cruz, obteve 787 curtidas e reações, 129 compartilhamentos e 367 comentários. Em segundo lugar a fotografia “Procissão do Divino Espírito Santo, em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo”, registrada por Máira Leilaine Pereira da Silva, com 581 reações, 56 comentários e 58 compartilhamentos. Em terceiro ficou a fotografia “Contrastes da fronteira – Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão (RS)”, de Diego Pautz Palmieri, com 414 reações, 32 comentários e 198 compartilhamentos.

Segundo o Iphan, o concurso buscou valorizar os bens culturais de todos os pontos do Brasil, por meio da fotografia, aproximando a sociedade de sua história e reconhecendo o potencial turístico de monumentos e tradições. Para participar, os interessados deveriam enviar ao Iphan fotos que respondessem à pergunta “Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista?”. O critério era que os registros fotográficos representassem a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, bem como seu potencial turístico.

Concluída a cinco meses e resultado de um projeto com duração de quase dois anos, a revitalização da Escadaria Todos Pela Cidade foi coordenada pela extinta Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), hoje Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em conjunto com o Movimento Todos Pela Cidade dentro do projeto de ressignificação de áreas públicas.  Adotada pela Oikos, a escadaria recebeu peças de mosaico que foram feitas em oficinas com curadoria da artista plástica Marta Arruda, madrinha do projeto que reuniu cerca de 1.700 voluntários para colaborar com a revitalização, entre servidores públicos, estudantes e educadores.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres destaca que o resultado do concurso do Iphan representa um ganho e reforça a importância da escadaria no contexto histórico, cultural e artístico da cidade. “Recebemos com muita felicidade este resultado, visto que atesta os benefícios gerados pela intervenção no local, unindo o poder público e a iniciativa privada em um projeto grandioso para todos os maceioenses. Um espaço que antes era degradado e estava abandonado, se tornou um ponto turístico graças a uma grande parceria, agora reconhecido nacionalmente com a chancela do Iphan”, disse o gestor.

A arquiteta e empresária Evelyne Enoque Cruz, da Oikos, foi a responsável pela inscrição da fotografia que elegeu a Escadaria como Destino Cultural reconhecido pelo Iphan. Ela participou diretamente do trabalho de revitalização, com a doação dos azulejos e revestimento para a confecção dos mosaicos, sendo também responsável pela instalação das peças produzidas sob curadoria de Marta Arruda, piso e parede para a finalização do tralho. Sobre o concurso, ela descreve o resultado como a chancela ao equipamento turístico, artístico, histórico e cultural  de Maceió.

“É um reconhecimento para a cidade de Maceió. A Escadaria já é um destino turístico de referência dentro da capital e o concurso vem para certificar este potencial, tendo a chancela do Iphan, que é o órgão de referência. A Escadaria Todos Pela Cidade é um galeria de arte a céu aberto, com mosaicos maravilhosos. O que a gente pretende é promover cada vez mais aquele espaço para dar mais certificações a Maceió. Agora, é importante que toda a população abrace, cuide, preserve e promova ações como esta, de revitalização, afinal a cidade é nossa casa”, destacou Evelyne.


Fonte: Ascom Sudes

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]