Dólar com. 5.1182
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/10/2019 às 19h30

Cultura

Livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia será lançado nesta sexta-feira (18)

Livro acompanha a revisão da condenação dos principais acusados do assassinato de Delmiro Gouveia, em 1917; na ocasião, ocorrerá evento Chá de Memória

A cidade de Delmiro Gouveia recebe, na sexta-feira (18), às 19h, no Colégio Delmiro Gouveia, o lançamento do livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia. O evento é uma ação conjunta entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Comunicação, do Gabinete Civil, do Arquivo Público de Alagoas, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

O livro acompanha a revisão da condenação de Róseo Moraes do Nascimento, José Ignacio Pia, conhecido como Jacaré, e Antônio Félix do Nascimento, os principais acusados do assassinato de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, em 1917, e faz parte de uma linha editorial desenvolvida pela Secretaria de Comunicação de Alagoas em conjunto com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

“A Secom acredita que, além das mídias jornalísticas, como os jornais impressos, as redes sociais e a web, os livros são parte integrante da comunicação e são fundamentais para o processo da cidadania. Esta obra é, sem dúvida, um documento de grande importância histórica”, afirmou o secretário de comunicação, Ênio Lins.

O livro é um projeto sonhado por décadas pelo desembargador aposentado, Antônio Sapucaia, que faleceu no dia três de outubro deste ano, devido a um infarto fulminante. Enquanto jornalista, Sapucaia foi responsável pela primeira entrevista com Róseo Moraes, em 1968, que revelou as inúmeras torturas realizadas para confessar um crime que não cometeu.

A matéria foi publicada na Gazeta de Alagoas, no Jornal do Comércio, em Recife, e pela revista Cruzeiro. Após a publicação, Sapucaia foi constituído advogado de defesa, junto com Antônio Aleixo Paz de Albuquerque, mas precisou deixar o caso em 1971, quando se tornou juiz. O processo foi transferido para Moacir Medeiros de Sant’Ana que, juntamente com Albuquerque, realizaram a revisão criminal.

"Trata-se, sobretudo, de uma retratação do Poder Público à sociedade alagoana e, principalmente, aqueles que foram condenados injustamente. É uma honra imprimir o selo da Imprensa Oficial nesta obra", declarou o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

O historiador e professor Edvaldo Nascimento esteve junto de Antônio Sapucaia durante o processo de divulgação do livro e contou que era um intenso desejo de Sapucaia realizar o lançamento na terra do industrial Delmiro Gouveia. “Realizar o desejo dele é uma forma de homenageá-lo e também de valorizar todo o trajeto desta obra. Este é um tema extremamente caro para o povo de Delmiro Gouveia, tanto pela representatividade do industrial quanto pela circunstância do assassinato ainda não esclarecido”, afirmou o historiador.

Chá de Memória

Na ocasião também ocorrerá uma edição do Chá de Memória, um projeto do Arquivo Público de Alagoas que se expandiu para alguns municípios alagoanos e promove debates sobre temas relevantes para a sociedade.

"Essa edição vai contar com a palestra do professor Edvaldo Nascimento, sobre o industrial Delmiro Gouveia", explicou Wilma Nóbrega, superintendente do APA. "Acredito que o evento irá agregar valor importante à publicação e ao estímulo do resgate de fatos históricos e personalidades que marcam nossa história, cultura e sociedade".


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]