Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/11/2019 às 17h00

Cultura

Mostra Quilombo de Cinema Negro segue até esta sexta

Mostra Quilombo acontece até esta sexta. Foto: divulgação

A primeira Mostra Quilombo de Cinema Negro, realizada pelo Mirante Cineclube, foi iniciada nessa quarta-feira (20), às 19h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara, que é, também, realizador do evento. A programação segue esta sexta-feira (22), e se baseia na exibição de obras audiovisuais produzidas por pessoas negras. A Mostra homenageia a historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos de negros e de mulheres, Beatriz Nascimento. Os dois primeiros dias são de entrada gratuita e possuem classificação indicativa de 16 anos.

Dando início aos três dias de atividades do projeto, nessa quarta-feira (20), às 19h30, o grupo de rap alagoano Reles no Rules subiu ao palco. Logo após a apresentação, aconteceu a exibição dos curtas selecionados. Vale lembrar que a Mostra Quilombo de Cinema Negro abriu inscrições para todo o país, recebendo 89 submissões de 16 estados brasileiros.

Os filmes exibidos no primeiro dia foram “Baixa Funda o Destino de um Povo” (Dir: Marcello Sannyos; MG), “Angelita” (Dir. Jéssica Conceição e Mare Gomes, AL), “Escreva” (Dir. Tuanny Medeiros, RJ), “Estrela Solitária” (Dir. Iwan Silva, SP), “O Fervo” (Dir. Adriana Couto, SP) e “Hic” (Dir: Alexander S. Buck, ES), além da exibição do filme convidado, que não participa da mostra competitiva, “Rebento” (Dir. Vinicius Eliziário, BA). Ao fim, os três curadores da mostra, Rose Monteiro, Janderson Felipe e Lucas Litrento, organizaram o debate.

A programação desta quinta-feira (21) será iniciada pelo Sarau Poesia Preta, outra vez às 19h30, com a presença dos escritores Ana Iris, Isis Florescer, Lucas Litrento, Geovani Ursulino, Richard Plácido, Karol Moraes, Jean Albuquerque e Amanda Duarte. Serão exibidos, ainda, os filmes “Tempos Verbais” (Dir. Ema Ribeiro, BA), “Notícias de São Paulo” (Dir. Priscila Nascimento; PE), “POR TRÁS DAS TINTAS” (Dir. Alek Lean, RJ), “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno” (Dir. Leon Reis, CE), “Looping” (Dir. Maick Hander, MG) e “NEGRUM3” (Dir. Diego Paulino, SP), além do debate, desta vez comandado por Amanda Moa e Allexandrëa Constatino.

O terceiro e último dia, a sexta-feira (22), segue num fluxo diferente, e ao invés de contar com a mostra competitiva, terá o lançamento do filme “Ilhas de Calor”, dirigido pelo realizador alagoano Ulisses Arthur, tendo, ainda, a presença dele e do elenco. Ao contrário dos dois primeiros dias da Mostra, no dia 22 será cobrado um ingresso no valor simbólico de R$ 5. Antes do filme, às 20h (quando começam as atividades), acontecerá a apresentação de Mestre Gama, munido de seu pífano feroz, o qual faz música com o coração e com a alma.

A primeira Mostra Quilombo de Cinema Negro tem apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]