Dólar com. 5.0304
IBovespa 0.58
19 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda
14/08/2020 às 11h41

Cultura

Natal dos Folguedos é selecionado para etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco

Evento realizado pela Prefeitura de Maceió resgata a tradição dos folguedos populares no Estado

Pei Fon/ Secom Maceió

O Natal dos Folguedos, evento realizado desde 2017, pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Sentel), com coparticipação da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae/AL), foi um dos projetos alagoanos, o único de iniciativa pública, a ser contemplado no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta premiação, na ativa desde 1987, reconhece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro no território nacional.A iniciativa do Natal dos Folguedos, embora recente, já é aguardada pela população de Maceió todo ano, como uma festividade tradicional. Durante todo o mês de dezembro, a orla marítima da capital alagoana ganha as cores dos folguedos populares do Estado, começando sempre com um cortejo, que reúne milhares de brincantes, em seus trajes tradicionais.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade seleciona, com base na originalidade, manifestações culturais brasileiras que merecem registro, divulgação e reconhecimento público. Anualmente, a premiação é oferecida a empresas, instituições de pessoas de todo o Brasil, de maneira a dar destaque para a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, do país.

Nomeado em homenagem ao fundador do Iphan, nascido em Belo Horizonte, em 1898, o Prêmio, de seleção criteriosa, conta com inúmeros pareceristas, com membros na comunidade, nas organizações da sociedade civil e nas empresas. Rodrigo Melo Franco de Andrade presidiu o Iphan, à época Serviço de Patrimônio Histórico e Artística Nacional (Sphan), por 30 anos, a partir de 1937.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]