Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/10/2020 às 10h30

Cultura

Oficial da PM toma posse na Academia de Letras e Artes do Nordeste na próxima terça (03)

Policial militar da Diretoria de Apoio Logístico da Corporação é escritor e já tem dois livros publicados

Tenente Jordão, que já possui dois livros publicados tomará posse na ALANE - Alagoas na semana que vem

Além do efetivo serviço destinado a garantia da ordem pública, prestando segurança à população, a Polícia Militar possui valiosíssimas contribuições para a sociedade de forma geral. Seja com apresentações culturais através da Banda de Música ou por meio dos esportes e ações sociais, a Corporação também vai além com talentos natos na literatura e outras áreas formativas. Um dos exemplos mais recentes é a escolha de um de seus oficiais para integrar a Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileira - Núcleo Alagoas (ALANE/AL).

Após cumprir todos os requisitos necessários, o tenente Leonardo Jordão, que atua na Diretoria de Apoio Logístico (DAL), tomará posse na ALANE Alagoas na próxima terça-feira, dia 03 de novembro, durante uma solenidade que será realizada de forma virtual tendo em vista o período pandêmico existente na atualidade. A cerimônia também vai celebrar os 25 anos da criação da instituição.

O tenente Jordão escreve desde quando tinha 15 anos de idade, quando ainda estava cursando o Ensino Médio, mas nos últimos anos após ter ingressado na Corporação tem se dedicado ainda mais ao mundo da poesia. Na Bienal Alagoana de 2013, o militar publicou o seu primeiro livro pela editora Viva que é intitulado “Sentimentos Pesados”. A obra é uma coletânea de textos que versam sobre a sentimentalidade em seus mais variados aspectos, que falam sobre o tempo, o amor, a vida, a loucura, e muitos outros assuntos.

Já em 2017, também durante a Bienal Internacional, o policial publicou o livro “Militância Poética”, pela editora Autografia. Na obra, o oficial amplia as possibilidades narrativas das tão distintas manifestações de que se compõe a vida humana. “Com inspiração e competência de poeta, retratei em versos o cotidiano, abordando, de forma sensível, aspectos fundamentais da existência humana. Uma antologia repleta de sentimentos, percepções e lembranças”, afirmou o tenente Jordão.

Foram essas duas obras, que inclusive podem ser adquiridas por meio de sites na internet, que gabaritaram o oficial da PM-AL a fazer parte da ALANE. “Jordão foi aprovado por unanimidade de votos tendo em vista ter preenchido todos os requisitos exigidos. Nós temos 42 cadeiras e a seleção se dá através de análise curricular (literária ou artística) após a indicação de um membro efeito e a aprovação da diretoria”, afirmou a atual presidente do núcleo alagoano da instituição, Nara Núbia de Melo Sá.

Para o tenente, a posse na ALANE vai ajudar bastante na experiência enriquecedora de estar em contato com mais escritores e artistas. Ele também enalteceu a importância do valor que a escolha traz para a Corporação. “Serve para mostrar à população alagoana que a PM-AL é uma Corporação policial que tem muita gente talentosa, nas mais variadas formas. É importante essa visão de que o homem por trás da farda é um cidadão que tem muitas potencialidades e pode servir a sociedade de diversas maneiras”, finalizou o oficial.

Outras quatro personalidades também tomarão posse na ALANE Alagoas. São eles: André Aprígio, Gigi Acioly, Mirian Monte e Sebastiana Amorim.

ALANE

A Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro possui sede em Recife e núcleos nas outras capitais da região. Tem três categorias de membros em seus quadros: sócio correspondente, sócio honorário e sócio efetivo. Em Alagoas, a ALANE foi criada há 25 anos e hoje mantém reuniões mensais que têm acontecido nas primeiras terças-feiras de cada mês.

A instituição reúne escritores, poetas, artistas plásticos, escultores, pintores, fotógrafos, cineastas, dramaturgos, enfim, toda e qualquer forma que englobe letras e artes. O objetivo dela é fomentar, difundir as letras e as artes no Estado, na região Nordeste, e até mesmo no Brasil.

Serviço:

Posse de novos membros na ALANE/AlagoasData: 03 de novembro de 2020Horário: 19h30, através do Google Meet



Fonte: Ascom PM/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]