Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/11/2020 às 21h00

Cultura

Universitárias fazem míni documentário sobre a Criminalística nos crimes de violência contra a mulher

Com enfoque na narrativa de peritos criminais de Alagoas, o vídeo irá mostrar o trabalho desenvolvido pela Perícia Oficial para esclarecer crimes dessa natureza

Alunas do curso de publicidade e propaganda da Unit conheceram os laboratórios e entrevistaram peritos criminais do IC alagoano. - Aarão José/Ascom

As alunas Laila Cavalcante e Bárbara Ávilla do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes (Unit) iniciaram hoje (24), a gravação de um míni documentário na Perícia Oficial de Alagoas (Poal). O filme buscará mostrar o trabalho realizado pelos peritos criminais no esclarecimento de crimes de violência contra a mulher. 

Laila que está concluindo o 8º período e Bárbara que está no sexto, explicaram que o míni documentário será o trabalho final da disciplina Oficina de TV e Cinema. O interesse das estudantes pelo tema surgiu com o aumento de divulgação de casos de violência e a curiosidade em saber o que era feito no Estado para identificar e penalizar os autores de crimes como feminicidios e estupros. 

Para entender todo o processo, as universitárias fizeram uma imersão nas atribuições no Instituto de Criminalística. Elas conheceram peritos criminais e pegaram depoimentos das atividades periciais de cunho forense que eles desenvolvem nos locais de crimes na busca por vestígios, nos exames realizados nos Laboratórios do IC, até a elaboração do laudo final. 

“Iniciamos o projeto fazendo o roteiro e estudando sobre o tema. Agora iniciamos a parte prática que é gravar os relatos dos profissionais. Queremos trazer visibilidade dos casos de violência contra mulher, um assunto que tem sido muito abordado recentemente, e mostrar para a população que existe um órgão independente, onde profissionais atuam para combater a impunidade”, explicou a estudante Laila Cavalcante. 

Além do Perito Geral da POAL, Manoel Melo, para tratar os perfis dos profissionais, as estudantes entrevistaram vários peritos criminais. Entre eles, a chefe do Laboratório Forense Rosana Coutinho, Milena Testa do Laboratório de Microvestígios, Lídia Tarchetti do laboratório de Documentoscopia e Suely Maurício da balística e também da perícia externa (local de crime) 

“Senti-me muito feliz em participar da gravação desse trabalho, visto que o tema e de suma relevância para a sociedade. Também é muito interessante que as novas gerações, sobretudo a parcela dela que tem acesso à educação, como a comunidade acadêmica, tenha esse interesse pelo tema perícia oficial e sua vinculação direta no combate à violência, notadamente, no caso em tela da violência contra a mulher. ” 

Após a gravação dos depoimentos e dos laboratórios em funcionamento, as estudantes irão se dedicar a edição do míni documentário. A expectativa é que até o final do ano o material esteja pronto para apresentação e divulgação. 


Fonte: Ascom Perícia Oficial/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]