Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/10/2021 às 15h54

Cultura

Maceió terá primeiro festival gratuito voltado à cultura nerd do Nordeste

Praça Multieventos recebe, nos dias 30 e 31 de outubro, o primeiro festival voltado para o segmento na cidade

A arte de divulgação do festival colocou a Mulher-Maravilha, que completa 80 anos de criação em 2021, vestida à caráter, e também incorporou elementos simbólicos de Maceió como o farol da Ponta Verde e a Pedra Virada. - Divulgação

A cultura nerd, ou universo geek, como também é conhecida, é um dos segmentos culturais que mais cresce, principalmente por conta do público de crianças e adolescentes que encontram nela cada vez mais espaço para manifestar suas identidades. E, para seguir garantindo o direito à cultura e ao lazer a todos, a Prefeitura de Maceió vai apoiar o primeiro “Festival da Cultura Nerd” gratuito do Nordeste, que vai acontecer nos dias 30 e 31 de outubro na praça Multieventos, na Pajuçara. A estimativa de público é de mais de dez mil pessoas.

O evento, que ocorrerá em ambos os dias das 15h às 22h, vai reunir os treze segmentos culturais que compõem a cultura nerd: Role Playing Game (RPG), cosplay, k-pop, produtores de conteúdo, artistas visuais, swordplay, otaku, literatura, jogos de tabuleiro, clubes sociais, música, gamers e empresas.

O festival, que será gratuito, é uma parceria entre a Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), mas conta também com o apoio de outras associações e empresas privadas.

Todas as apresentações do “Festival da Cultura Nerd” vão ser realizadas por artistas alagoanos e separadas em arenas temáticas dentro do local. Entre as atrações, haverão torneio de gamers, campeonatos de k-pop, concursos de cosplay, mesas de RPG, jogos de tabuleiro, exposição de quadrinistas, batalha de Just Dance, sala de imprensa, momento otaku e diversos criadores de conteúdo em palco, além de lojas voltadas para o público nerd.

“Os treze segmentos da cultura nerd têm se organizado, criando associações, realizando conferências e articulando políticas públicas que proporcionem o engajamento da juventude e que abram espaços para a cultura, o turismo, o esporte e o lazer. Com esse apoio da Prefeitura, estamos levando para o público de forma gratuita um grande evento que, com certeza, entrará para o calendário cultural turístico da cidade “, destacou Mirian Monte, presidente da FMAC.

Para o presidente da AACN, Jefferson Diniz, o crescimento desse cenário é tendência mundial e Alagoas não poderia ficar de fora. “Já ficamos escondidos por muito tempo, é hora do mundo saber quem somos. A chave mudou, o que antes era tratado como ‘esquisito’, agora é visto como tendência. A cultura nerd está em seu melhor momento”, declarou Diniz.

Todas as informações sobre as arenas que serão montadas para o festival e o cronograma das atrações pode ser conferido no site da Associação Alagoana da Cultura Nerd.


Fonte: Ascom FMAC

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]