Dólar com. 5.1182
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/04/2022 às 17h54

Cultura

Confira a programação da primeira Festa Literária do Vergel do Lago

Serão três dias de evento, com o tema ‘alagoanidade’

Após a Flipontal, a Flivergel vai ser a segunda das Festas Literárias previstas para acontecer em Maceió. - Célio Júnior / Secom Maceió

Nos dias 28, 29 e 30 de abril o bairro do Vergel do Lago será palco de uma Festa Literária, com palestras, mesas redondas e uma programação repleta de atividades artísticas e culturais. O I Flivergel será o segundo de uma série de eventos literários que a Prefeitura está preparando para os bairros da capital.

A abertura do evento será nesta quinta-feira (28) às 19h30. Os trabalhos serão iniciados com uma mesa temática sobre “O manifesto do sururu na sociedade digital”, com a presença do professor e homenageado da festa, Edson Bezerra. E a partir das 21h terá o show do cantor Bruno Hitan, no palco central, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na sexta-feira (29), às 9h, haverá uma palestra sobre as funções essenciais à Justiça  e os direitos dos cidadãos, com a promotora de justiça de Alagoas, Karla Padilha. Em seguida, às 11h, terá uma conferência sobre os direitos das crianças e adolescentes, com a promotora de justiça, Vânia Cavalcanti Lima.

Ainda no dia 29, às 14h, o “Empreendedorismo Social” será discutido com o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge, e a empreendedora social Lisania Pereira. Em seguida, uma mesa redonda sobre a ocupação da Braskem em Maceió e suas conseqüências, com a bióloga Virginia Miller, o cientista José Geraldo Marques e o economista Elias Fragoso. Também terá oficina de poesia, dança afro, musicalização, origami, colagem, papietagem, fuxico, debate ambiental e apresentações teatrais e circenses.

A programação da sexta-feira (29) será finalizada com uma mesa sobre a “República dos Palmares”, com o historiador alagoano Zezito de Araújo, às 19h. Em seguida, terá apresentação cultural com as Batuque das Meninas, às 17h e a banda Faz teu nome, às 21h, no palco central, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Já no sábado (30), às 9h, o evento terá três mesas redondas: “Brasil, 200 anos de Independência”, com o historiador Claudemiro Avelino; “Como me descobri Poeta”, com Mirian Monte e; “Literatura do Povo Alagoano”, com escritores e poetas da União Brasileira de Escritores (UBE).

Às 14h terá uma mesa redonda sobre a sobre “a representatividade e a participação da mulher na política”, com a poetisa Mirian Monte e a deputada estadual Jó Pereira e Iana da Central Única das Favelas (CUFA). O dia também será recheado por oficina de filé, contação de história afró e indígena, sarau de poesias, aula de zumba e apresentação do maracatu.

Em seguida o homenageado do I Flivergel, Edson Bezerra, fará um bate papo com os jornalistas Rodrigo Cavalcante, Marcos Tchola, Mailson Honorato e Isadora Padilha.

Após a Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), a Flivergel vai ser a segunda das Festas Literárias previstas para acontecer em Maceió. Os próximos bairros contemplados serão: Jacintinho, Cidade Universitária (Eustáquio Gomes e Graciliano Ramos), Cruz das Almas, Ipioca, Poço (Vale do Reginaldo), Trapiche da Barra e Fernão Velho.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]