Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/08/2022 às 11h00

Cultura

Mês do Folclore: Museu Theo Brandão promove ‘Folguedos de agosto’

Evento ocorre nos dias 17, 18 e 19 e contará com apresentações culturais, oficina e roda de conversa

O Museu Theo Brandão (MTB), em parceria com o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), realizará o evento “Folguedos de agosto” nos dias 17, 18 e 19, bestas quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 18h. A ação faz alusão ao mês do folclore e também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/AL). 

O evento, que marca o retorno de ações presenciais nas dependências do Museu desde o início da pandemia, contará com rodas de conversa, oficina e apresentações culturais. “O Museu Théo Brandão é a casa da gente alagoana, portanto, esse momento de celebração do nosso folclore no Museu é de extrema importância. A pandemia nos afastou do público, dos folguedos, dos mestres, então nosso objetivo é trazer tudo isso de volta”, disse a museóloga Hildênia Oliveira, diretora do Museu Théo Brandão. 

A abertura acontece na quarta, 17, a partir das 14h,  com uma roda de conversa sobre a visibilidade e organização das manifestações culturais alagoanas. O momento contará com a presença do jornalista João Lemos, coordenador do Focuarte. Ao fim da roda de conversa, haverá apresentações do Pastoril dos Homens, de São Miguel dos Milagres, e do Coco de Roda São Marcos, de Maceió. 

“O evento vem com o intuito de movimentar a cena cultural alagoana, principalmente no museu, que vem retornando a atuação com ações culturais. O foco é trazer grupos da cultura popular alagoana, dos quais alguns correm até mesmo risco de desaparecimento por conta do apagamento e falta de visibilidade”, ressalta João Lemos, enfatizando o apoio mútuo que sempre existiu entre o Focuarte e o MTB. 

Dando continuidade às ações, na quinta, 18, às 14h, acontece a “Oficina de brinquedos e brincadeiras”, que busca resgatar essa vertente do folclore alagoano junto ao público. O evento segue com apresentações da Chegança Silva Jardim, do município de Coqueiro Seco, e do folguedo Mané do Rosário, de Coruripe. 

No último dia de evento, na sexta, 19, a partir das 14h, o encerramento do “Folguedos de agosto” será com as apresentações das Taieiras Nair da Bertina, da cidade de São Miguel dos Campos, e do Guerreiro São Pedro Alagoano, de Chã da Jaqueira. 

“O evento é de extrema importância, pois nossas manifestações culturais estão vivíssimas aqui em Alagoas. Vamos trazer de volta para o público, na casa da gente alagoana, nosso folclore e nossa cultura”, concluiu Hildênia Oliveira. 

SERVIÇO 

Folguedos de agosto

Onde: Museu Théo Brandão (Avenida da Paz, n° 1490, Centro)

Quando: 17, 18 e 19 de agosto, das 14 às 18h 

Evento gratuito e aberto ao público


Fonte: Ascom MTB

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]