Dólar com. 5.7452
IBovespa 1
16 de março de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Juros médios cobrados pelos bancos chegam a 42,3% ao ano em janeiro
10/03/2025 às 08h30

Cultura

Com explosão de cores e tradição, escolas de samba de Maceió fazem história no segundo dia de desfiles

Com enredos que exaltam Maceió e Alagoas, agremiações encantam o público e reforçam a força do samba no estado

Foto: Ascom Secult

Maceió viveu mais uma noite de festa, ritmo e tradição no segundo dia dos desfiles das escolas de samba de Alagoas. As agremiações que integram a Liga das Escolas de Samba Independente de Maceió deram um verdadeiro show de criatividade e paixão pelo carnaval, levando à avenida enredos que exaltaram a cultura, a história e a identidade do povo alagoano.

O público acompanhou cada detalhe dos desfiles, se emocionou com as apresentações das cinco escolas que brilharam na noite: Guardiões, Grêmio Recreativo Girassol, Grêmio Recreativo Gaviões da Pajuçara, Grêmio Recreativo 13 de Maio e Grêmio Recreativo Unidos do Poço. Com fantasias, muito brilho, grandes alegorias e sambas-enredo na ponta da língua, cada uma das escolas deu um show à parte na avenida.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para a valorização da cultura carnavalesca no estado. “O desfile das escolas de samba de Alagoas é um dos momentos mais marcantes do nosso carnaval. Estamos vendo aqui na avenida o resultado do trabalho árduo das agremiações, que se dedicam o ano inteiro para proporcionar essa festa maravilhosa. O Governo de Alagoas e o governador Paulo Dantas seguem comprometidos em apoiar e fortalecer essa tradição, garantindo que o carnaval seja cada vez mais grandioso para nossa população”, afirmou.

Já a superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, ressaltou a diversidade e riqueza das manifestações culturais presentes nos desfiles. “Cada escola trouxe um enredo que reflete nossa identidade e fortalece a cultura popular. A energia da avenida, a criatividade das fantasias e a emoção dos integrantes das escolas mostram o quanto o samba é um elemento fundamental da nossa expressão cultural. Esse desfile não é apenas um espetáculo, é um ato de resistência e valorização do nosso patrimônio imaterial”, pontuou.

O presidente da Liga das Escolas de Samba Independente de Maceió, Nonato Lopes, também celebrou o sucesso do evento e o fortalecimento das agremiações. “Nós levamos para a avenida muita alegria, muito samba, os seus enredos contando a história de Alagoas e a história de Maceió. É um ponto positivo, porque sabemos que temos a capacidade de mostrar ao turista e ao alagoano o que tem em Maceió, o que tem em Alagoas. Parabéns às agremiações que fizeram esse desfile”, disse.

Ele também destacou a importância do apoio governamental na realização do evento. “Um ponto positivo que tivemos foi a participação direta da Secretaria de Estado da Cultura. A secretária Mellina Freitas realiza um trabalho muito forte nos segmentos de cultura popular e isso também aconteceu com as escolas de samba. Durante sua gestão, ela desenvolveu um trabalho de crescimento e valorização das agremiações culturais de Maceió, fortalecendo o nosso carnaval”, afirmou.

Nonato Lopes ainda pontuou o crescimento da Liga e a ampliação da participação dos jovens nas escolas de samba. “A Liga se fortaleceu e, com seus segmentos, temos escolas tradicionais como a Unidos do Poço, com 69 anos, a Girassol, com 43 anos, a Gaviões, com 25 anos, e a 13 de Maio, com mais de 35 anos. Este ano, a Gaviões desfilou pela primeira vez com apoio da Secretaria de Cultura, e sabemos que esse suporte será contínuo. Nossa meta para o próximo ano é ampliar ainda mais os desfiles, com mais integrantes e alegorias, fortalecendo ainda mais a nossa cultura”, completou.

Nonato Lopes também deixou um recado especial para os sambistas e apoiadores da cultura carnavalesca em Alagoas. “Que os sambistas continuem, que não abandonem suas agremiações, que chamem mais amigos para fortalecer esse movimento. As escolas de samba não são apenas para o carnaval, elas mantêm vivas outras manifestações culturais como quadrilhas, capoeira, congo de roda, boi e fanfarras. Nossa Liga só tem a crescer e seguir fortalecendo a cultura popular”, finalizou.

O brilho e a vibração das escolas foram acompanhados de perto pelo público, que não poupou elogios. A comerciante Ana Souza se emocionou com as apresentações. “A cada ano o desfile fica mais bonito. Cada escola mais linda que a outra. É uma sensação única ver esse espetáculo tão de perto”, comentou.

Já o estudante Lucas Ferreira, que assistia ao desfile pela primeira vez, ficou impressionado com a grandiosidade do evento. “Eu nunca tinha vindo, mas estou simplesmente encantado. Com certeza virei em todos os anos daqui para frente”, afirmou.


Fonte: Daniel Borges / Ascom Secult

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]