Na terça-feira, 3 de junho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza, em Brasília, a 12ª edição da campanha "Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico", criada para celebrar o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, data oficialmente instituída pelo CBHSF.
Com o tema deste ano — "Vire Carranca: Um grito pelo Velho Chico. Unidos pelo rio da integração" — o evento busca ampliar o diálogo entre gestores públicos, sociedade civil e especialistas, além de reforçar a necessidade da inclusão do CBHSF nos processos decisórios sobre a gestão do Velho Chico. A escolha de Brasília, sede dos poderes da República, é estratégica para dar visibilidade nacional à causa e cobrar dos órgãos federais maior compromisso com a preservação e revitalização do rio. A Ufal integra o apoio ao evento e ao CBHSF.
A programação reúne painéis temáticos, manifestações políticas, exposições, apresentações culturais e atividades de educação ambiental, e acontece das 9h às 17h no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na Universidade de Brasília (UnB).
Destaques da Programação
Painéis e mesas-redondas:
Temas como vazões do rio, mudanças no bioma, saneamento básico, conservação da biodiversidade e proteção aos povos e comunidades tradicionais serão debatidos por especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil.
Atrações culturais:
• 15h: Grupo Mamulengo Sem Fronteiras
• 17h: Keijin do Acordeon & Forró Cerrado
Educação ambiental e mobilização:
Durante todo o dia, na área externa do Memorial:
• Exposição "Olhares do Velho Chico"
• Totens informativos sobre a bacia
• Atividades com a SLU e ADASA na Escola
• Expresso Ambiental da CAESB: ônibus interativo com maquete de 6 metros explicando o ciclo do saneamento
Fonte: Assessoria