As ruas de Maceió se tornam palco de liberdade, identidade e resistência com o projeto “Chegada Malabar”, que leva a arte circense para os espaços urbanos com protagonismo de corpos dissidentes.
A iniciativa é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Contemplado no edital Fomento às Artes Cênicas - Ana Sofia Araújo de Oliveira, na categoria Intervenções Artísticas de Rua, o projeto propõe um circo fora dos padrões e a desconstrução dos estigmas sobre artistas de rua, com performances que unem técnica, afeto e provocação.
Quem conduz essa jornada é Millen Moraes, que assume com coragem o centro da cena para transformar a rua em um espaço de convivência, trocas e pertencimento.
Os espetáculos acontecem sempre às 11h, em locais de grande circulação popular na capital alagoana. No dia 11, aconteceu no Terminal do Eustáquio Gomes; nesta quinta (17), acontecerá em frente ao CMEI José Orlando Cajé, no conjunto Maceió 1; e na sexta (18), será a vez do Terminal do Benedito Bentes receber a apresentação.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto é símbolo de uma nova política cultural construída com diversidade e escuta.
“Essa iniciativa representa o espírito da nova cultura que queremos fortalecer em Alagoas. Uma cultura inclusiva, diversa e presente nas ruas, onde a arte encontra o povo”, falou.
Fonte: Assessoria