O artista visual, artesão e professor Ednilson Salles Tenório, conhecido como Mestre Salles, será o grande homenageado do 4º Encontrão dos Mestres de Alagoas, que acontece no próximo domingo (28) às 16h, na Praça Central de Jaramataia. Professor de desenho no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), equipamento do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Salles é reconhecido por sua contribuição às artes visuais e por inspirar novas gerações de artistas no estado.
Natural de Maceió, Mestre Salles iniciou ainda jovem seu percurso nas artes, explorando técnicas de desenho e pintura que mais tarde o levaram a expor obras em galerias locais e a participar de movimentos culturais em diversos municípios alagoanos. Suas criações, marcadas por cores vibrantes e traços que dialogam com a ancestralidade, retratam cenas do cotidiano e elementos da cultura popular, conquistando admiradores em todo o estado.
“Receber este título é mais que um reconhecimento pessoal, é uma forma de valorizar todos os mestres que mantêm viva a arte de Alagoas”, afirma Salles, ressaltando que a homenagem reflete também o trabalho de seus alunos e parceiros de jornada artística.
“O professor Salles representa aquilo que temos de mais valioso, que são os mestres que guardam, compartilham e reinventam a nossa cultura. O Governo de Alagoas, sob a liderança do governador Paulo Dantas, tem o compromisso de valorizar os nossos artistas e educadores, e ver um professor do Cenarte ser celebrado em um evento tão significativo é motivo de orgulho. Essa homenagem mostra que a cultura alagoana segue viva porque temos pessoas que a ensinam com amor e dedicação”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
“É uma alegria imensa para todos nós do Cenarte ver o professor Salles receber essa homenagem. Ele é um inspirador de sonhos. Quem passa pelas suas aulas carrega não só o aprendizado técnico, mas também um olhar sensível para a cultura popular. Essa homenagem é também um reconhecimento do papel transformador que o ensino das artes tem na vida das pessoas”, disse a coordenadora do Cenarte, Ziza Vilhena.
Sobre o evento
O 4º Encontrão dos Mestres de Alagoas é uma realização da Focuarte com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura de Jaramataia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A programação contará com apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e exposições, promovendo a troca de saberes entre mestres de diferentes regiões.
Fonte: Ascom Secult