05 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde debate fortalecimento da atenção às crianças vítimas do Zika
05/11/2025 às 17h09

Cultura

Ritmo Próprio e Filhos da Alma destacam a força e a diversidade da música autoral alagoana

Produzidos pelo Estúdio Sala Norte, com 26 episódios, artistas que revelam suas trajetórias, processos de criação e a pluralidade da cena musical de Alagoas

Divulgação

A cena musical de Alagoas ganha novo destaque com os programas Ritmo Próprio e Filhos da Alma, produções dirigidas e apresentadas por Larissa Ribeiro, com direção geral de Diogo Rezende, produção de Pedro Soares e produção geral do Estúdio Sala Norte, em Maceió.

Juntos, os projetos somam 26 episódios dedicados à música autoral alagoana e aos artistas que constroem a identidade sonora do estado.

O Ritmo Próprio tem foco na carreira e trajetória dos artistas, explorando suas histórias, desafios e conquistas no cenário independente. Ao longo de 13 episódios, o público acompanha nomes como Karma Marginal, Arnoud Borges, Vibrações, Wado, Cris Braun, Flora, Arielly, Jere, Llari Gleiss, Julia Soares, Marcos Bruno, Andrey Vieira e Saputi, que representam a diversidade de estilos e caminhos da música feita em Alagoas.

Já o Filhos da Alma é um espaço voltado para as composições e o processo criativo, revelando as inspirações e sentimentos que se transformam em canções. Também com 13 episódios, o programa apresenta Rick Love, Trupé de Massa, Huná, Eduardo Pereira, Victor Caesar, Junior Almeida, Gi Silva, Dingtones, Unidade Nova Praia, Lore B, Virgínia, Karina Chakras e The High Club — artistas que compartilham suas histórias com sensibilidade e verdade.

Mais do que registrar performances, os programas celebram a diversidade e representatividade da música feita em Alagoas. Entre os participantes estão mulheres que se afirmam pela arte, artistas LGBTQIA+, representantes da cultura periférica e vozes da geração 60+, mostrando que a cena autoral alagoana é plural, potente e viva.

“O Ritmo Próprio mostra o caminho de quem vive da música. O Filhos da Alma mergulha nas histórias que dão vida às canções. Eu idealizei esse projeto pensando nos nossos cantores alagoanos, que são excelentes músicos e grandes compositores. O autoral aqui não tem valorização, e eu queria fazer um programa pra eles se sentirem à vontade pra falar sobre músicas, trajetória, desafios, composições e produções musicais. Quero poder fazer parte desse impulsionamento pra eles serem valorizados em Maceió e por toda Alagoas. A gente tem bastante pessoas talentosas e precisamos valorizar nossos artistas”, afirma Larissa Ribeiro, diretora e apresentadora das duas produções.

As gravações contaram com arte visual criada pela Marfim, assinada pelo artista Victor Caesar, e trilha sonora original do Estúdio Sala Norte.

O projeto tem apoio da Free Hand, Caatinga Rocks e AACN – Associação Alagoana da Cultura Nerd, reforçando a parceria entre diferentes agentes da cena cultural alagoana.

O lançamento oficial acontece em novembro, com exibição semanal no canal oficial do Estúdio Sala Norte no YouTube, e com cortes exclusivos nas redes sociais e no Instagram do estúdio, ampliando o alcance e a valorização dos artistas alagoanos.

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Maceió, da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCE) e do Ministério da Cultura (MinC), e também com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

A realização é do Estúdio Sala Norte, reafirmando o compromisso de fortalecer a produção cultural local e dar visibilidade às múltiplas vozes que fazem da música uma expressão autêntica da alma alagoana.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]