Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/01/2020 às 18h15

Economia

Possível fechamento da Conab pode prejudicar agricultura familiar

Divulgação

Nesta quarta-feira, 22, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro e o diretor da cooperativa, Fernando Medeiros, estiveram reunidos com o Superintendente Regional de Alagoas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Lourival Barbosa, para debater sobre a permanência da Conab na região Nordeste e como isso impactará nos negócios dos pequenos produtores da bacia leiteira do Estado.

Segundo Aldemar Monteiro, o encontro se fez necessário após os rumores sobre uma reestruturação por parte do Governo Federal que resultaria no fechamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos estados nordestinos. A companhia é uma das principais fornecedoras de milho para os pequenos produtores de leite em Alagoas e sua retirada afeta diretamente essa categoria. 

"Visitamos a instituição para deixar claro o nosso apoio à Conab. Como produtores, sabemos a importância da venda ao balcão do milho, das compras através do PAA, da formação de estoque e entre outros projetos que são assistidos pela companhia, que a falta da execução dos mesmos em Alagoas, geraria grandes dificuldades para os agricultores familiares da região", afirma. 

Monteiro acredita que o fechamento da instituição não afetaria os negócios dos grandes produtores, entretanto, o cenário atual do setor é composto, em sua maioria, pelos agricultores familiares e sem o apoio da companhia, essa classe não teria como realizar a compra do milho para alimentar os rebanhos. 

"Como Alagoas não produz milho, temos que comprar em outros estados e toda a organização para adquirir o insumo é feita pela Conab, principalmente na questão de preços, conseguindo equilibrar os valores e abastecer os agricultores familiares que não têm escala de compras. Hoje, o preço da saca de 60kg de milho revendida pela Conab está chegando a R$ 57, antes custava R$ 42, apresentando um aumento de 33%. Essa elevação, se for constante, vai impactar na atividade leiteira e no custo de produção do produtor, já que o milho é um insumo muito usado pelo gado de leite", ressalta o presidente. 

A reunião foi o primeiro ato em apoio a continuidade da Conab e, de acordo com Aldemar Monteiro, a luta continua. "Proporcionamos esse momento para demonstrar que estamos lutando com as lideranças pela companhia e os agricultores familiares também estão nesta briga. Iremos fazer um pleito aos políticos e reunir as ações necessárias para que essas dificuldades não sejam maximizadas em nosso estado", finaliza Monteiro. 


Fonte: BCCOM Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]