Dólar com. 5.124
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
15/01/2021 às 21h30

Economia

Mineração Vale Verde entrega certificado a aprendizes de Operação de Planta

Ao todo, 50 jovens de Arapiraca e Craíbas participaram de projeto, realizado em parceria com o Senai/AL

Divulgação

A noite desta segunda-feira (11) ficará na memória dos 50 jovens que participaram do Programa Aprendiz Operacional, idealizado pela Mineração Vale Verde (MVV) com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL).

Os alunos receberam os certificados da etapa teórica do curso em evento realizado no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca, sendo observados os protocolos de segurança e sanitização recomendados pelas autoridades governamentais e de saúde.

Para evitar aglomerações, estiveram presentes apenas os aprendizes de Operação da Planta e representantes da MVV e da Unidade Integrada Sesi/Senai Arapiraca. Os familiares dos jovens puderam acompanhar todo o evento por meio de uma live no Instagram oficial da empresa (@mineracaovaleverde).

ACIMA DA MÉDIA

As inscrições para o Programa Aprendiz Operacional da MVV surpreenderam positivamente a comissão organizadora do certame. Segundo o gerente de Planta do Projeto Serrote, Luiz Lima, foram mais de 1.340 pessoas inscritas, o que representa 27 pessoas para uma vaga.

"Portanto, cada um aqui é um vencedor ou vencedora. Todos sairão desse curso teórico com um conhecimento que ninguém mais irá tirar de vocês. A entrega desses certificados representa o comprometimento e abertura de vocês em aprender e manter a disciplina e o foco. O nosso sentimento é de missão cumprida", pontua Luiz Lima, que ressaltou também os principais valores da MVV em seu discurso.

De acordo com a gerente da Unidade Integrada Sesi/Senai Arapiraca, Thiana Feitosa Cysneiros, a média geral dos alunos foi de cerca de 94% de aproveitamento, com destaques para as turmas de Segurança, Integridade e Colaboração — durante sua fala, ela entregou vouchers para os estudantes que obtiveram as melhores notas nessas disciplinas, garantindo participação em curso no Senai Arapiraca, no valor de R$ 500 para cada um dos contemplados.

"Todos nós, gerentes e instrutores, estamos muito orgulhosos. Na Unidade Integrada, o nosso Senai ofereceu um ambiente ideal para o desenvolvimento de protótipos e o estímulo à inovação. E a MVV ofereceu a expertise do negócio. Assim como os aprendizes, também estamos felizes de ter participado desse Programa, como parceiros ativos. Estamos vendo de perto os avanços do Projeto Serrote, que chegou definitivamente para movimentar o Agreste alagoano e elevar a nossa cadeia produtiva. O Sesi/Senai se dispõe a sempre estar junto com a MVV, atuando na saúde e segurança dos trabalhadores e na educação profissional com cursos de qualificação", diz a gerente.

Na sequência, Thiana Cysneiros realizou uma homenagem à MVV com a entrega de uma placa ao gerente geral de Operação do Projeto Serrote, Tony Lima, agradecendo a sinergia.

APRENDIZADO

No palco do teatro, havia três protótipos, emulando o britador, o espessador e a peneira, todos eles itens essenciais para o beneficiamento do concentrado de cobre, metal que será trabalhado no Projeto Serrote a partir do meio deste ano com o start-up da planta.

O jovem Felipe Eduardo Praxedes de Farias, de 22 anos, foi um dos que apresentou o protótipo do espessador, ao lado dos colegas do Programa.

Por conta da pandemia, ele trancou a faculdade de Engenharia Civil, quando então surgiu a oportunidade de integrar o Aprendiz Operacional.

"Esse é o resultado de muito esforço. E o trabalho em equipe, com o auxílio dos instrutores do Senai/AL, fez realmente a diferença no nosso aprendizado. Estamos muito gratos", conta ele, que também foi o aluno-destaque da turma de Integridade.

Já a estudante Ádria Bispo, 18, está no 2º período de Química na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca e falou aberta e sinceramente sobre seu prévio desconhecimento na área.

"Tudo é novidade para nós, afinal, esta é a primeira mineradora de Alagoas. Estamos aprendendo do zero. Chegamos sem saber basicamente nada a respeito desse universo da mineração e agora vamos levar isso para o currículo e para a nossa vida toda", ressalta.

O Programa Aprendiz Operacional, de fato, é uma oportunidade única para esses jovens, pois é um curso exclusivo na região, não havendo faculdades em Arapiraca e Craíbas que abordem a temática.

Desses 50 aprendizes, os 41 melhores avaliados entrarão para o quadro permanente da MVV ao final do treinamento.

"Estamos todos e todas aqui, hoje, comemorando mais essa conquista. Atravessamos um 2020 desafiador e chegamos neste novo ano mais confiantes, resilientes e fortes. Agradecemos aos alunos pela confiança e ao Senai/AL, por ter sido um braço para a captação dessa mão de obra local. É uma alegria muito grande para nós podermos contratar mais pessoas da região Agreste, devidamente capacitadas, para trabalhar na nossa planta de beneficiamento. Parabéns por chegarem até aqui. Vocês terão um grande futuro pela frente", diz Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV.

Agora, na 2ª fase do Programa, os aprendizes colocarão em prática todo aprendizado teórico. 

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]