Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/10/2021 às 22h30

Economia

Aumento da Selic estimula pessoas a poupar e investir na renda fixa

Com poucos riscos, renda fixa está bastante rentável e poupança volta a ser aliada na proteção do patrimônio

O cenário econômico do Brasil pode deixar os investidores em dúvida: a Bolsa de Valores vem registrando resultados voláteis e a taxa básica de juros, a Selic, saiu dos 2% ao ano registrados em março para 6,25% em setembro. Com isso, há ainda dúvidas sobre qual modalidade investir para garantir maior rentabilidade e segurança do patrimônio.

De acordo com a especialista em investimentos do Sicredi, Lenise Nunes, o primeiro fator a ser levado em consideração ao investir é a finalidade de cada investimento e o prazo necessário para que o objetivo seja alcançado. A partir desse ponto, é possível traçar uma linha de investimentos possíveis que vá ao encontro do perfil e do objetivo do investidor.

"Para cada objetivo existe um prazo que devemos estipular, e esse prazo tem influência importante nas escolhas para investir. Além disso, o tempo dedicado a cuidar dos investimentos é outro fator relevante, assim como a consciência do nível de risco em cada tipo de investimento. Ter essas percepções alinhadas é imprescindível antes de qualquer decisão", explica Nunes.

Cenário econômico influencia na escolha dos investimentos

É preciso acompanhar a situação do mercado para decidir o melhor investimento. Em outubro, a alta da inflação e a consequente alta de juros imposta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) traz uma maior rentabilidade aos títulos de renda fixa, que têm sua rentabilidade diretamente ligada à Selic.

Entre as possibilidades de investimento em renda fixa estão a poupança - tipo de investimento mais utilizado pelos brasileiros - o Tesouro Direto e a letra de câmbio.

"Investimentos que acompanham o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), principal referência de rentabilidade das aplicações de renda fixa, também seguem os movimentos da Selic, então ficam mais atrativos com a taxa de juros em patamar mais elevado. Os títulos de renda fixa pós-fixados em CDI, modalidade de investimento conservadora, passam a ter maiores ganhos, a exemplo CDBs, RDC, LCA e LCI", explica Nunes.

Para quem tem um horizonte de investimento longo e uma tolerância a risco, o momento é propício para investimento em empresas com negócios perenes, como seguradoras, companhias do setor financeiro, de commodities e do agronegócio.

Acompanhamento profissional minimiza riscos

Independente da modalidade de investimento escolhida, é consenso entre especialistas que o acompanhamento profissional na hora de investir ajuda a minimizar riscos e a alcançar o objetivo do investidor de maneira mais rápida. A dica é sempre procurar instituições já conhecidas no mercado, que ofereçam um amplo portfólio de opções e um relacionamento próximo com o cliente.

De acordo com, Ricardo Passos, Diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi NNE, "a caderneta de poupança, tradicional e conhecida dos brasileiros, tende a ser uma boa opção de investimento nos próximos meses, principalmente, por ser mais segura e acessível a todos os perfis de investidores". Devido ao ciclo de alta de juros, também é uma boa hora de investir em renda fixa, especialmente na pós-fixada, que nas Instituições Financeiras Cooperativas é nominada como RDC – Recibo de Depósito Cooperativo.

"No Sicredi, o associado conta com uma equipe de profissionais especializados para ajudar no planejamento financeiro e na escolha do melhor produto do portfólio de investimentos. Nossa equipe está à disposição para ajudar a lidar com seu dinheiro de um jeito simples e responsável", conclui.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]