Durante o período dos festejos juninos, de 19 a 24 de junho, a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que os serviços automatizados da assistente virtual Nise vão funcionar normalmente, 24 horas por dia. A plataforma oferece mais de 150 serviços fazendários de forma rápida e prática, diretamente pelo site (www.sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).
No entanto, a Sefaz destaca que os atendimentos com interação humana dentro da Nise, que normalmente acontecem em dias úteis e em horários específicos, não funcionarão durante o feriado, com exceção do dia 20 de junho (quinta-feira), quando o expediente será normal de forma on-line. Após essa data, o atendimento humano na Nise só será retomado no próximo dia útil, a partir de 25 de junho (quarta-feira).
A medida segue o cronograma definido pelo decreto estadual que estabelece os pontos facultativos e feriados para o período.
“A Nise é fundamental nesse período para garantir que os cidadãos possam resolver questões básicas de forma automatizada, como tirar dúvidas rápidas ou providenciar documentos para atendimentos futuros. Os serviços que dependem de interação humana, seja por chat ou videochamada, voltam no próximo dia útil após o feriado”, explica a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira.
Entre os principais serviços disponíveis de forma automatizada pela Nise estão: consultas sobre ICMS, IPVA, geração e desbloqueio de senhas de acesso ao Portal do Contribuinte, Nota Fiscal Cidadã (NFC), Nota Fiscal Avulsa (NFA) e operações fiscais de trânsito de mercadorias.
Atendimento presencial
No dia 20 de junho (sexta-feira), o atendimento presencial nas unidades da Sefaz-AL também estará suspenso. A retomada do atendimento presencial ocorrerá no próximo dia útil, após as festividades.
De forma geral, fora dos feriados, o atendimento presencial funciona de maneira híbrida (com e sem agendamento), de acordo com a Portaria Sefaz nº 950/2021. O horário com agendamento é das 8h às 12h, via site: https://agendamento.seplag.al.gov.br. Já das 12h às 14h, o atendimento ocorre por ordem de chegada, conforme controle interno da unidade administrativa.
Novidade: atendimento por videochamada
Lançado recentemente, o novo canal de atendimento por videochamada amplia as opções aos contribuintes, com foco inicial em advogados e contabilistas. Essa modalidade permite resolver demandas tributárias e fiscais de forma remota, com maior agilidade e personalização.
O serviço integra a plataforma Nise e também não estará disponível durante o período do feriado, retornando no próximo dia útil. Para agendar, basta acessar a plataforma, escolher a opção “Atendimento por Videochamada”, preencher os dados necessários (número da OAB ou CRC e CNPJ do contribuinte representado), descrever brevemente o caso e sugerir até três datas e turnos para o atendimento.
Serviços disponíveis na modalidade por videochamada:
1. Fiscalização de Estabelecimentos
2. Fiscalização de Mercadorias em Trânsito
3. Benefícios Fiscais
4. Regularização de Débitos
5. Parcelamento de Débitos
6. Denúncia Espontânea
7. Cadastro
8. Declarações Fiscais
9. Malhas Fiscais
10. Notificações SICOF (malhas e declarações)
11. Simples Nacional (Malhas Fiscais)
12. Orientação Tributária
13. Processo Administrativo Tributário (ePAT)
“Essa nova modalidade foi criada para aproximar ainda mais a Receita Estadual dos profissionais que representam os contribuintes, oferecendo um atendimento mais direto e eficiente. O pedido de agendamento pode ser feito a qualquer momento, inclusive durante os feriados, mas o retorno com a confirmação da data e a realização da videochamada só acontecem em dias úteis, seguindo o calendário de expediente da Sefaz”, reforça a gerente de Atendimento da Sefaz, Ana Karla.
Fonte: Ascom Sefaz-AL