A Vila de Natal da Prefeitura de Maceió, montada na orla da Pajuçara e aberta ao público até o dia 21 de janeiro, vem movimentando a economia criativa, ampliando o lazer na capital alagoana e fortalecendo o sentimento de pertencimento dos maceioenses. Com decoração especial da Ilumina e quiosques de gastronomia e artesanato da Economia Solidária, o espaço atrai famílias, turistas e empreendedores que celebram o impacto positivo da iniciativa.
Ornamentada com decoração temática luminosa que remete ao Natal, realizada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), o espaço conta com quiosques de vendas de produtos de artesanato e de gastronomia popular de empreendedores da Economia Solidária e vem conquistando moradores e turistas.
Morador do Jacintinho, o empresário Luiz Ferreira esteve na Vila de Natal com a esposa Aline Alves e o pequeno Theo, de apenas 1 ano de idade, além de um grupo de amigos. Encantado com as luzes, eles aproveitaram a decoração para tirar fotos e se divertir em família.

“Achei tudo muito maravilhoso. Vim prestigiar com a família e os amigos, trouxe meu filho e, mesmo não conseguindo ver tudo, já deu para sentir que o espaço é seguro, acolhedor e perfeito pra deixar as crianças à vontade. Na próxima folga, volto pra conhecer tudo de novo e fazer mais fotos nas iluminações que ficaram show de bola”, afirmou Luiz.
O gerente de marketing arapiraquense, Felipe Hoffman, que passa temporadas em Maceió, também destacou a importância do equipamento para a cidade e elogiou o trabalho realizado pela prefeitura.
“Parabéns à prefeitura por fomentar tudo isso. As pessoas precisam vender, e a gente precisa de entretenimento de qualidade. O que mais me chamou atenção foi a velocidade com que conseguiram montar toda a estrutura: o gramado, a organização, a iluminação, tudo muito bacana. Dá pra ver no olhar das pessoas, principalmente das crianças, o quanto elas adoram esse tipo de ação. E isso é extremamente importante, porque de um lado, há quem precise complementar a renda e, de outro, quem busca o que fazer na orla. A cidade precisava dessa organização, e é visível o esforço da gestão para entregar um espaço assim”, destacou Felipe.
Empreendedores têm renda extra
Parte do grupo de mulheres empreendedoras ligadas à Secretaria de Emprego, Trabalho e Economia Solidária (Semtes) da Prefeitura de Maceió, a artesã Niziane Lima espera um aumento nas vendas de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Esse evento abre muitas portas. É uma valorização para nós que somos artesãos e também empreendedores. As pessoas de fora conhecem a nossa arte e os daqui também. Muitos turistas ficam maravilhados, dizem que o artesanato de Alagoas é diferenciado. Para nós, isso é oportunidade, é muito gratificante. E agora no fim de ano, então, é uma bênção. As vendas estão melhores do que no ano passado, cerca de 20% a 30% a mais", afirmou.
A empreendedora produz amigurumis (produtos variados feitos em crochê) ao lado de outras cinco artesãs do grupo, todas organizadas em escala para atender ao público durante todo o período da Vila de Natal e dividir de forma justa os resultados das vendas.
A doceira Eliane Barros, integrante do circuito de Economia Solidária, participa pela primeira vez de uma Vila de Natal. Ela relatou um início acima das expectativas. Segundo ela, a demanda cresceu rapidamente após um de seus bolos viralizar nas redes sociais.
“Está sendo fantástico. Um dos meus bolos viralizou e, desde então, as vendas dispararam. As vendas estão muito boas, graças a Deus”, contou.
Eliane explicou que o impacto na renda foi imediato. “A gente estava sem renda. Então, tudo que estou ganhando aqui agora virou nossa principal fonte. Comecei na semana passada com apenas uma pessoa e minha mãe me ajudando. Hoje, já são três pessoas comigo e, amanhã, serão quatro. Já estou conseguindo contratar mais gente”, celebrou.
Vila do Parque Centenário
A partir do próximo sábado (6), a população também contará com uma segunda Vila de Natal, instalada no Parque do Centenário, no Farol. Assim como na Pajuçara, o espaço terá quiosques de gastronomia e uma estrutura completa com árvore de 10 metros, presépio, a tradicional casinha do Papai Noel e elementos cenográficos como soldadinhos de chumbo, duendes e um Papai Noel de 2 metros de altura.
O ambiente recebeu ainda portais luminosos em formato de estrelas e guirlanda, além de ornamentos 3D e mais de 2,5 mil metros de pisca-pisca, garantindo um cenário festivo e totalmente iluminado para receber moradores e visitantes.
Fonte: Vinícius Rocha/Ascom Ilumina