27 de janeiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Contas externas têm saldo negativo de US$ 68,8 bilhões em 2025
27/01/2026 às 12h30

Economia

Cota única do IPTU 2026 com 20% de desconto vai até esta sexta-feira (30)

Na última semana da cota única, contribuintes podem emitir o boleto pelo site ou pelo canal de atendimento do WhatsApp da Secretaria de Fazenda

Ascom Sefaz

Os contribuintes maceioenses têm até esta sexta-feira (30) para aproveitar o desconto de 20% na cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026. O desconto oferecido pela Prefeitura de Maceió é maior e mais vantajoso oferecido atualmente entre as capitais do país e deve ser emitido pela internet, seja pelo site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) ou pelo WhatsApp do órgão.

Para baixar o boleto pelo site, o contribuinte deve acessar o online.maceio.al.gov.br, clicar na aba IPTU 2026, que aparece na página inicial do site, informar o número de inscrição do imóvel e selecionar a opção ‘Cota única’. Caso opte por emitir a guia pelo atendimento via WhatsApp, basta que o cidadão envie uma mensagem para o (82) 3312-5990 e informe o número de inscrição municipal, de forma rápida e segura.

O número de inscrição municipal é essencial para emitir a guia e pode ser encontrado em carnês e boletos antigos do IPTU ou documentos do imóvel. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria para obter o número de inscrição do seu imóvel também por WhatsApp ou pelo e-mail [email protected]. O boleto pode ser pago via Pix, em aplicativos bancários e agências. 

Entre as capitais do país, Maceió se destaca oferecendo o maior desconto, sem qualquer requisito ou critério estabelecido ao contribuinte, como por exemplo, pagamentos em dia, inscrição do CPF em nota fiscal ou cadastros que antecedem a cobrança do tributo. 

Desde 2021, a Prefeitura de Maceió oferece os maiores descontos entre as capitais do País, como forma de estimular a adimplência, onde o contribuinte economiza e evita problemas que surgem com o débito do IPTU, como a inscrição em dívida ativa, cobranças judiciais, juros e multas, entre outros.

A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens ou boletos com a guia ou código de pagamento. O atendimento pelo WhatsApp deve ser feito, exclusivamente, em contato com a conta verificada do órgão.


Fonte: Ascom Sefaz

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]