Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/01/2020 às 16h30

Entretenimento

Longa-metragem “Cavalo” estreia neste sábado

Longa foi contemplado pelo Prêmio Guilherme Rogato. - Vanessa Mota/Divulgação

O longa-metragem alagoano “Cavalo”, dirigido e roteirizado por Rafhael Barbosa (O Que Lembro, Tenho) e Werner Salles Bagetti (Exu – Além do Bem e do Mal), terá sua primeira exibição neste sábado (01), na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais tradicionais do Brasil. O filme participará da Mostra Temática, com produções fílmicas relacionadas ao tema central do evento neste ano: “A imaginação como potência”.

Contemplado pelo Prêmio Guilherme Rogato em 2015, um projeto da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o longa utiliza uma linguagem híbrida, que flutua entre documentário, ficção e experimentação, para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo. “Desde ‘Exu’ (2012) temos desenvolvido um projeto artístico que se relaciona com os arquétipos dos orixás e das entidades. Uma pesquisa de oito anos que influenciou na concepção do nosso primeiro longa”, explica Barbosa.

E completa: “também estávamos estudando a história do Quilombo dos Palmares, uma das maiores narrativas de resistência do mundo, quando entendemos que seria instigante investigar os ecos desse passado no contemporâneo. A ancestralidade foi o caminho encontrado para expressar essa busca”.  “Cavalo” conta a história de sete jovens dançarinos que, envolvidos num processo de criação artística, são provocados a um mergulho na sua ancestralidade.

Bagetti explica: “escolhemos o corpo como o signo mais proeminente do filme. Nossos personagens são sete jovens artistas, rappers, Bboys e Bgirls, dançarinos e dançarinos de diferentes gêneros. E alguns deles são cavalos (como são chamados os médiuns na Umbanda e o Candomblé), condição que potencializa a capacidade de expressão corporal”. Vinícius Palmeira, presidente da Fundação, relembra que uma série de projetos se tornaram realidade “por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, incluindo ‘Cavalo’, o primeiro longa-metragem produzido em Maceió com patrocínio do Poder Público. A política de editais é uma constante na FMAC”.

Apesar da linguagem ousada, o longa-metragem tem por objetivo alcançar uma trajetória popular. Nas palavras de Barbosa, “o filme não tem uma narrativa clássica”. E fala mais: “seguimos o caminho do cinema de poesia, mas sempre com uma vontade de se conectar com o público por meio da sensibilidade. Num momento em que a intolerância religiosa e os diversos preconceitos avançam de maneira preocupante no país, “Cavalo” é um grito poético que deve reverberar”.

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

É o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão, que chega à sua 23ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020 apresentando a diversidade cultural brasileira. Tem uma rica trajetória que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mostras e festivais realizados no Brasil.

O evento, que exibirá mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, debates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas que beneficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas. Toda a programação é oferecida de forma gratuita ao público.


Fonte: Ascom FMAC

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]