Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/09/2020 às 09h08

Entretenimento

Influenciadores negros têm menor participação em campanhas publicitárias

Os influenciadores negros têm menor participação em campanhas publicitárias e recebem menos por essas ações. Esses são resultados da primeira pesquisa brasileira do mercado de influência com recorte racial, a "Um retrato sobre Creators Pretos no Brasil", apresentada hoje durante o primeiro dia da 6ª edição do YOUPIX Summit, maior evento sobre indústria e economia de creators da América Latina.

O painel Black Influence contou com a participação de Lara Lages, líder de projetos na SHARP, e Ricardo Silvestre, fundador do Black Influence, e apresentou pela primeira vez o estudo, que pretende apontar com dados os mecanismos do racismo estrutural no mercado de influência. A pesquisa, realizada pela parceria da SQUID, YOUPIX, SHARP, Black Influence e site Mundo Negro, ouviu mais de 760 creators e é a primeira fase de uma série de ações que o grupo de trabalho ao longo dos próximos meses.

Entre os respondentes da pesquisa, que utilizou os critérios de identificação utilizados pelo IBGE, mais de 22% se consideram pardos e mais de 17%, negros. Ao serem questionados se já haviam participado de alguma campanha de publicidade, cerca de 64% dos respondentes disseram que "Sim". Porém, no recorte racial, os influenciadores que se consideram pretos tem a menor participação entre as raças: pouco mais da metade já fez alguma campanha, mas a taxa está 17.2% menor que a média das respostas.

O estudo comparou, ainda, a diferença entre as categorias que os influenciadores pretos apontam como sua principal com as categorias que as marcas os contratam para campanhas. Apesar de ser o 11º tema mencionado na lista, o assunto de impacto social (que envolve discurso ativista), esse é o 7º assunto pelo qual são procurados por marcas para ações. O resultado aponta que os criadores pretos ainda são mais contratados para abordar temas que abrangem racialidade e temas correlatos.

Outro resultado apontado pela pesquisa é a diferença de pagamentos entre criadores brancos e não-brancos. Ao comparar a média dos valores mínimos e máximos que os creators receberam em campanhas, existe disparidade entre os valores pagos entre as raças. A média do valor máximo recebido por um creator preto é de R$ 1.626,83, enquanto a recebida por um influenciador branco é de R$ 4.181,01. A diferença é de mais de 50% inferior à média da pesquisa. Quando perguntados se já receberam menos em alguma campanha, mesmo tendo a mesma faixa de seguidores e engajamento semelhante com outro influenciador recrutado, 38% dos influenciadores pretos responderam que "sim", sendo 16% maior que a média de respostas "Sim" da pesquisa.

A pesquisa completa está disponível no portal http://bit.ly/pesquisablackinfluence . 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]