Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/06/2022 às 14h00

Entretenimento

Festival de Música lança nova marca e edital da mostra autoral do Velho Chico

Evento acontece de 19 a 22 de outubro deste ano, na cidade histórica de Penedo

Divulgação

A edição 2022 do Festival de Música de Penedo, que acontece de 19 a 22 de outubro, está de cara nova. Hoje, 21 de junho, a organização do evento apresenta a nova marca, forte e com uma paleta de cores que remete ao sol, ao Rio São Francisco, ao dia e à noite. Também está sendo lançado o edital da 1ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico que faz parte da programação do Festival. 

Essa jornada musical começou lá em 2009, com a Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), e, hoje, o projeto de extensão, coordenado por Marcos Moreira, professor do curso de licenciatura em Música, cresceu e é considerado um dos maiores eventos da área no país. O Festival não é mais só da Universidade Federal de Alagoas; ele já faz parte do calendário cultural do estado e conseguiu parceiros importantes, que são correalizadores e dão todo suporte para o evento acontecer: o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), o Sebrae-AL, a Prefeitura de Penedo e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL).

“O Festival está riquíssimo! Estamos finalizando a programação e vamos manter atrações internacionais e nacionais. Teremos maestros, músicos, pesquisadores e muito mais. Teremos também a parte científica, porque o nosso Cemupe é o cérebro do nosso Festival, que traz as publicações de livros, como produção científica do evento. Ah, e a JPMB continua a acontecer como parte da programação e representa a manutenção das bandas filarmônicas no Festival”, destacou Moreira.

A programação também vem com várias oficinas instrumentais, workshops, a 3ª edição do Fórum Alagoano de Educação Musical e o 5º Encontro Cemupe de Musicologia. Tem também concertos didáticos, concertos em igreja, Palco da Música com a Noite do Jazz, desfiles e retretas de bandas de música e muito mais! Está imperdível! Por isso, já anote na agenda como uma boa opção cultural para curtir no mês de outubro.

Conceito musical e cultural

Sobre a nova marca do Festival, a concepção é de Camila Fialho, publicitária e programadora visual da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal. De acordo com ela, a escolha dos elementos e a paleta cromática contribuem para conceituar o Festival de Música de Penedo como um evento cultural, alegre, inspirador, moderno e atual. 

Para Camila, a composição da nova marca une simbologia da música e elementos visuais característicos da cidade histórica de Penedo. Assim, o símbolo final viabiliza a união do conceito musical com a importância cultural e turística do município como sede do evento. “O principal objetivo que eu tinha em mente ao pensar na marca do festival era o de tentar criar uma identidade visual que estivesse de acordo com a grandiosidade do evento”, acrescentou a publicitária.

E completa: “Não era uma criação para um novo evento. O festival  já tem história e a responsabilidade era bem maior. Então, eu quis trazer elementos específicos da cidade de Penedo e harmonizá-los com elementos musicais com o intuito de desenvolver uma composição exclusiva e cheia de significados específicos e próprios do FMP.”

Mostra do Velho Chico

Outra novidade deste ano é que o Festival traz na programação a 1ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico, que acontece no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, no Centro Histórico de Penedo. Essa iniciativa busca estimular e difundir a produção musical autoral em vários gêneros.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico também poderá ser acompanhada pelo Youtube, com transmissão pelo canal do Festival de Música de Penedo. Lá ficará publicamente disponível em período a critério da comissão organizadora. Vale lembrar que os compositores participantes vão receber um cachê no valor de R$400,00 por música selecionada, podendo ser até duas por artista. 

Como a ideia é incentivar a participação dos moradores do município na mostra, está assegurada a seleção de, pelo menos, 40% de músicas de autoria de penedenses, desde que sejam maiores de 18 anos, com residência comprovada há, pelo menos, um ano completado até a data da inscrição.

De acordo com o edital, cada artista poderá inscrever até três músicas, mas poderão ser selecionadas, no máximo, duas. As inscrições para a Mostra Autoral Velho Chico são gratuitas e devem ser feitas a partir desta terça-feira (21) até as 23h59 do dia 29 de junho, pelo sitedo Festival de Música de Penedo, na aba inscrições. Lá, o compositor deve preencher o formulário virtual e disponibilizar as músicas por meio de links de acesso gratuito, como Youtube, SoundCloud, entre outros. 

O edital estará disponível logo mais.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]