Dólar com. 5.1031
IBovespa 8
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula sanciona lei que suspende dívida do RS com a União por três anos
19/01/2024 às 23h00

Entretenimento

Inaugurada no dia 26/12, exposição ‘Raízes mortas ainda dançam sobre a terra’ segue em cartaz

Exposição está no Complexo Cultural do Teatro Deodoro e abre também aos finais de semana

Fonte: Reprodução

Se você está procurando uma programação cultural gratuita, que funciona tanto durante a semana, como nos finais de semana, que tal visitar a exposição ‘Raízes mortas ainda dançam sobre a terra’ ? A mostra, que ocorre até o dia 31 de Janeiro, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, conta com as obras dos artistas visuais Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso.

As obras foram escolhidas pelos artistas considerando a construção da narrativa do projeto expositivo. “A troca constante que tivemos a partir de 2021, quando dividimos espaço de ateliê e moradia, nos conduziu a uma elaboração conjunta sobre a  interseção e diálogo das nossas pesquisas artísticas. Dessa forma, fomos formatando o projeto e decidindo quais das nossas obras poderiam contar juntas, de forma potente, esse imaginário e investigação que a exposição propõe.”, conta Lyara. 

A curadoria, feita por Karla Melani, respeitou estes aspectos pensados e desenvolvidos previamente entre os artistas, estimulando o olhar para as obras no ambiente. A Expografia, desenvolvida por Daniel Cavalcanti, também ajudou os artistas a entenderem as obras no espaço, entre as possibilidades de disposições e a quantidade de obras, para criar exatamente o universo que eles sentiram que deveriam apresentar ao público.

Conheça, a seguir, um pouco dos artistas visuais e como foi o processo de produção das obras expostas: 

Lucas Cardoso

Desenvolvendo um trabalho e uma pesquisa artística que entende o solo como matéria prima e possibilidade poética para produção nas diversas linguagens em artes visuais, Lucas aproximou o corpo desse material, onde foram nascendo algumas produções que estão presentes na exposição. 

“Além do processo de produção de cada obra apresentada, existiu um caminho que consegui percorrer alinhando as questões pessoais com a influência de outras abordagens que estão presentes nos trabalhos, por exemplo, a espiritualidade, biologia, ecologia e sexualidade. A seleção das peças está de acordo com o olhar para a maturidade do meu trabalho e pela conexão com temas e materialidade, que também estão presentes nas obras da Lyara”, conta. 

Lyara Cavalcanti

O processo de produção das obras se iniciou a partir da coleta das madeiras/restos de árvore, em paralelo à pesquisa teórica e desenvolvimento da poética da exposição. Para Lyara, o conceito de suas obras passa pela observação sobre a ação do tempo em nós como indivíduos-matéria, através do estudo e manipulação da madeira.

A pesquisa conduziu a produção escultural e a criação das instalações no ateliê, desde 2021, tendo a madeira como matéria-prima principal, através de uma mescla entre técnicas de carpintaria popular e intuitivas com uma abordagem contemporânea. Além dela, outros materiais de origem natural e orgânica foram trabalhados, como folhas, musgos e fungos. 

Visitação

A exposição está na galeria de arte do Complexo Cultural do Teatro Deodoro até o dia 31 de janeiro de 2024, com horário de visitação de Segunda à Sábado, de 8h às 18h e aos Domingos e Feriados, de 14h às 17h. A entrada é gratuita.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]