O Coco de Roda Babaçu, do bairro do Jacintinho, em Maceió, vai representar Alagoas na programação cultural do Salão do Turismo 2024: Conheça o Brasil, considerado a maior vitrine do turismo nacional. O grupo alagoano realizará duas apresentações no evento e terá, além do cachê, todas as despesas de viagem custeadas pelo Sesc Alagoas.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, a oitava edição do Salão do Turismo acontece no Rio Centro, Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto, reunindo atrativos turísticos e culturais das cinco regiões brasileiras. A expectativa é reunir 100 mil pessoas na estrutura do evento, que conta com 40 mil metros quadrados.
O Coco de Roda Babaçu, que foi o grande campeão do Concurso de Coco de Roda de Maceió 2024, realizará uma apresentação artística no primeiro dia do Salão do Turismo, nesta quinta-feira (8), e participa de um cortejo cultural que irá percorrer a estrutura do evento, na sexta-feira (9).
Para a gerente de Lazer do Sesc Alagoas, Girlane Simões, o evento é uma oportunidade de mostrar o potencial de Alagoas como destino turístico. “A gente vai ter um coco de roda que valoriza e preserva as tradições e as manifestações culturais do nosso estado participando de um evento nacionalmente reconhecido, o que irá possibilitar que eles divulguem o nosso estado e despertem o interesse de visitantes e de empresas do turismo, que podem visualizar Alagoas como um destino de praia, mas também de diversidade cultural”, destacou.
O Salão do Turismo: Conheça o Brasil é um evento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Fecomércio Rio Janeiro, Sesc, Senac, Sebrae, Secretaria de Turismo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro. As apresentações do Coco de Roda Babaçu no evento foram viabilizadas por meio do Acordo de Cooperação Sesc/Senac/MTur.
Coco de Roda Babaçu
Composto atualmente por 50 membros, o Coco de Roda Babaçu foi fundado em 2021, com a missão de mostrar a riqueza da cultura alagoana para a comunidade do Jacintinho. Após receber diversos convites para realizar apresentações em escolas, praças, festas culturais e eventos privados, o grupo decidiu abrir vagas para recrutar jovens da comunidade, ampliar a sua atuação e se solidificar como um novo expoente da cultura popular alagoana.
Fonte: Assessoria