01 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Em atos, movimento negro pede investigação independente de ação no Rio
01/11/2025 às 14h00

Geral

Saúde Bucal de Maceió reforça cuidados integrais à população

Atualmente, 68 das 74 unidades de saúde da capital oferecem atendimento odontológico

Secom Maceió/Divulgação

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, tem fortalecido as ações de promoção da saúde e cuidado integral da população com diversas ações e campanhas, em escolas, unidades e comunidades. Uma dessas campanhas é a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada de 01 a 07 de novembro, que tem o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e alertar sobre seus sinais e sintomas. 

Atualmente, 68 das 74 unidades de saúde da capital oferecem atendimento odontológico, o que reforça o compromisso e a acessibilidade do serviço. No PAM Salgadinho, os atendimentos realizados no bloco F incluem ações de promoção e prevenção, além de diagnósticos e possíveis tratamentos de câncer de cabeça e pescoço, ampliando o acesso da população a cuidados especializados.

Ducy Lily Farias, coordenadora geral de Saúde Bucal destaca a importância desse período de prevenção.  “A Semana de Prevenção é um momento importante para reforçar a educação em saúde e aproximar o serviço da comunidade. Quanto mais cedo o câncer bucal é identificado, maiores são as chances de cura e melhor a qualidade de vida do paciente”, ressaltou.

Ainda de acordo com a profissional, o fortalecimento dos serviços odontológicos especializados representa um avanço importante no cuidado integral.

“O Pam Salgadinho contava com sete consultórios odontológicos e hoje já temos mais de onze instalados, funcionando no bloco F. É muito importante oferecer ao usuário todas as especialidades odontológicas para garantir o cuidado integral ao paciente, como preconiza o Ministério da Saúde na Política Nacional de Saúde Bucal e nos princípios do SUS, assegurando o acesso gratuito de qualidade”, destacou.

A principal porta de entrada para os serviços odontológicos continua sendo a Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Para os atendimentos especializados, como periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, estomatologia, odontopediatria, radiologia e disfunção temporomandibular/dor orofacial, o acesso é feito mediante encaminhamento e regulação pelo Sistema Pronto!, que organiza o fluxo de pacientes conforme a necessidade e a disponibilidade dos serviços.

Além das unidades fixas, a odontologia também está presente em diversas frentes assistenciais da rede, como o Brota na Grota, Saúde da Gente, Consultório na Rua, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais. Essas iniciativas ampliam o alcance do cuidado, garantindo que mais maceioenses tenham acesso a uma saúde bucal integral, humanizada e de qualidade.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]