26 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com renda 70% maior, Brasil registra menor nível histórico de pobreza e desigualdade
26/11/2025 às 14h00

Entretenimento

Maceió e Porto Calvo recebem o primeiro Festival de Coros Vozes de Alagoas

As apresentações terão acessibilidade como libras e outras e acontecem no dia 29 em Porto Calvo e 30 em Maceió

Assessoria

Com a promessa de encantar gerações, amantes e não amantes de coral, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, acontece em Porto Calvo e Maceió, o primeiro Festival de Coros Vozes de Alagoas. As apresentações irão ocorrer no dia 29 em Porto Calvo no Auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação e no dia 30 em Maceió, na Igreja Nossa Senhora das Graças, Pitanguinha.

O evento é totalmente gratuito, garantindo assim o acesso para todos os públicos, aqueles que já são apreciadores e também para formar novas platéias, levando em consideração a capacidade total de cada local. Para esse projeto serão reunidos 10 coros convidados, sendo divididos cinco para cada cidade, com um repertório que mescla obras universais e composições de autores alagoanos.

Mais do que um espetáculo musical, o festival é uma ação de valorização cultural e memória coletiva. Cada apresentação incluirá pelo menos duas obras de compositores de Alagoas, reforçando o compromisso com a preservação e difusão do repertório local. Essa iniciativa promove o reconhecimento dos talentos do estado e contribui para a formação de novas plateias, fortalecendo a identidade musical alagoana.

Os coros convidados serão:  No dia 29 em Porto Calvo - Coral Cesmac, Coro Allegro, Coro São padre pio, Camerata Maestro Max Claudino e no 30 em Maceió - Coral Cesmac, Coro Santa cecília, Sindicanto, Camerata Maestro Max Claudino

O Festival de Coros Vozes de Alagoas também contempla uma etapa educativa e de contrapartida social, com apresentações didáticas em duas escolas públicas, uma em Maceió e outra em Porto Calvo. Voltadas ao público infanto-juvenil, essas atividades buscam aproximar crianças e jovens da linguagem coral, despertando o interesse pela música e pela cultura alagoana desde cedo.

Segundo o maestro Luiz Martins, idealizador e diretor artístico do projeto essa é uma vertente que é pouco difundida para um público maior aqui em Alagoas, “a proposta surgiu da necessidade de dar maior visibilidade aos coros alagoanos, criando um espaço de troca entre grupos de diferentes regiões e democratizando o acesso à música coral de qualidade”, contou o Maestro

Ele ainda conta que, ao realizar o evento em duas cidades de importância histórica e simbólica, o festival também contribui para a descentralização da cultura e o fortalecimento do turismo cultural, permitindo que o interior do estado seja palco de uma programação artística de alto nível.

Totalmente acessível e gratuito, o festival contará com intérpretes de Libras e medidas de inclusão para garantir que todas as pessoas possam vivenciar essa experiência musical.

O Festival de Coros Vozes de Alagoas é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e conta com a operacionalização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Datas e Locais:

29 de novembro de 2025 - 19 horas – Auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação - Porto Calvo

30 de novembro de 2025 - 20 horas – Igreja Nossa Senhora das Graças, Pitanguinha - Maceió

Direção geral e artística: Maestro Luiz Martins

Produção: Lumiar Produções LTDA

Entrada gratuita e acessível ao público


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]