23 de janeiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsa sobe mais de 3% e encosta nos 172 mil pontos com recuos de Trump
23/01/2026 às 11h30

Entretenimento

13ª Feira dos Municípios Alagoanos

Evento é considerado o maior encontro municipalista do Brasil

Foto: Agência Alagoas

O Governo de Alagoas é um dos destaques da 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos. O evento começou nesta quinta (22), no Centro de Convenções, e segue até o próximo domingo (25), sendo considerado o maior encontro municipalista do Brasil.

A Feira é organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com apoio do Governo do Estado e do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac). A proposta do evento é apresentar exemplos de inovação na gestão pública, de valorização da cultura alagoana e geração de oportunidades de negócios em um só lugar.

Com 140 estandes, a feira reúne o melhor do artesanato, turismo, gastronomia e inovação municipal. É um ambiente vivo, com degustações, exposições, workshops e atrações culturais, destacando a força e a identidade do povo alagoano.

Além de disponibilizar o espaço para a realização da feira, o Governo de Alagoas montou um grande estande para apresentar os programas governamentais Alagoas Lilás, Daqui pra o Mundo, Alagoas Feita a Mão, Turismo e Saúde Até Você Digital e o Alagoas Inteligente.

A Secretaria de Saúde separou um espaço para demonstrar como funciona o aplicativo Saúde Até Você Digital. No local, os profissionais simularam consultas e atendimentos médicos pela plataforma. A pasta também colocou à disposição uma equipe médica para atendimentos de primeiros socorros.

Já a Secretaria de Educação levou informações sobre a 3ª edição do Daqui Pro Mundo, apresentando aos municípios a proposta do intercâmbio promovido pela rede pública de ensino. A Secretaria de Turismo entregou mapas com os principais destinos turísticos de Alagoas.

O maior conjunto de políticas públicas voltadas ao combate do feminicídio, o Alagoas Lilás, também marcou presença. Foram espalhadas cartilhas e panfletos sobre o programa e como buscar ajuda em situações de violência.

A Secretaria de Relações Federativas e Internacionais está emitindo as carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) na Feira. O artesanato alagoano teve uma exposição exclusiva, mostrando as potencialidades dos artesãos locais.

Nos estandes das prefeituras foram apresentadas as riquezas culturais dos municípios, suas manifestações artísticas, além dos produtos e experiências que traduzem a identidade de cada região, e consolidam o conceito da feira como o retrato de Alagoas em um só lugar.

O espaço permite que haja um intercâmbio entre diversos setores municipais, estaduais e iniciativa privada, atraindo vários segmentos.

Alfredo Palmeira, que é agente de turismo, veio em busca dos potenciais alagoanos.

“Meu objetivo é visitar os estandes dos municípios e as secretarias de turismo para fomentar o setor nessas cidades. Como são muitas cidades, o que mais me atrai no momento é a tríade: cultura, gastronomia e história local. Já trabalho com o roteiro que engloba Capela, Viçosa e Mar Vermelho, por isso, estou visitando cada secretaria para entender as ofertas turísticas que podemos apresentar”, explica.

Já na parte da cultura e educação, a professora municipal de Boca da Mata, Graciela Rocha, destacou a riqueza de possibilidades e de políticas públicas.

“Vim em busca de novos conhecimentos, e as palestras de hoje foram fantásticas, especialmente as voltadas para a área da educação, que é a minha profissão. O evento está excelente e estou maravilhada com a riqueza cultural e a organização impecável. O que mais me impressionou foi o cuidado com os detalhes e a valorização da cultura do nosso estado. Alagoas é um lugar lindo e comprometido com o desenvolvimento”, destaca.

A acessibilidade também foi um dos focos da Feira dos Municípios, que conta com uma estrutura acessível, com parceria da Adefal e Família Down. A expectativa é que os quatro dias de evento atraiam um público de 30 mil pessoas.

Congresso dos Municípios Alagoanos

Paralelamente à Feira, acontece também o Congresso dos Municípios Alagoanos, que deve reunir cerca de 3.500 participantes, entre prefeitos, secretários, gestores e servidores públicos.

Serão palestras, oficinas e mesas-redondas debatendo temas decisivos para o futuro das cidades, como educação, cultura, direito, saúde, meio ambiente, turismo, cidades sustentáveis, comunicação, consórcios e PPPs, entre outros.

A programação reúne especialistas, autoridades e representantes de instituições estaduais e federais em debates, painéis e capacitações voltadas ao fortalecimento da administração pública municipal.

Ao longo dos dias, o congresso abordará temas estratégicos como finanças, educação, saúde, inovação, tributos, controle interno, planejamento e políticas públicas.


Fonte: Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]