Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/03/2020 às 15h30

Esporte

Comitê Paralímpico Internacional mantém data inicial de Tóquio 2020

Abertura do evento está programada para 25 de agosto

O presidente do Comitê ParalímPico Internacional (IPC, sigla em inglês), Andrew Parsons, disse que a entidade está "fazendo tudo o que pode" para que a Paralimpíada de Tóquio, no Japão, inicie na data prevista: 25 de agosto. O dirigente, que é brasileiro, manifestou-se em mensagem oficial publicada no site do IPC, abordando os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no paradesporto.

Parsons reconhece que "a humanidade está confrontando um desafio único que envolve múltiplos países, cidades e comunidades pelo mundo" e que o momento é "muito, muito maior que o esporte". O dirigente diz ainda que a saúde e o bem-estar dos atletas é a "prioridade" do Comitê e que "se isso significa cancelar eventos nas próximas semanas como parte da estratégia mundial de contenção da Covid-19, que seja, é o correto a fazer".

Quanto à realização da Paralimpíada na data prevista, porém, o dirigente entende que "o tempo está ao nosso lado para determinar se medidas mais drásticas precisarão ser tomadas". Ele afirmou estar em "diálogo regular e próximo" com os Comitês Olímpico Internacional (COI) e Organizador dos Jogos e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Entendemos completamente o cancelamento de competições que levaram a incertezas sobre oportunidades de qualificação (para Tóquio) e classificação funcional (processo que define se o atleta está apto para o movimento paralímpico e em qual categoria ele se enquadra). Posso assegurar que o IPC está trabalhando contra o tempo e procurando soluções para cada cenário que encontramos", explica. "Também simpatizamos com atletas que estão sem treinar como o usual no momento e estão procurando soluções criativas em casa", completa.

O IPC, ainda conforme o presidente da entidade, tem conversado com federações internacionais, comitês paralímpicos nacionais e representantes dos atletas sobre os impactos da pandemia. O dirigente, por fim, promete que "nas próximas semanas e meses, à medida que as coisas ficarem mais claras, e com as federações ao lado, vamos encontrar soluções justas para todos os atletas para Tóquio 2020".

A entidade atualiza às quintas-feiras a lista de eventos paralímpicos cancelados ou suspensos pelo mundo, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus. No último boletim, constam 89 torneios afetados entre março e junho, sendo 82 com impacto direto na preparação para Tóquio - os outros sete fazem parte do calendário de esportes de inverno. Uma semana antes, o total era de 42 competições canceladas.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]