Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/11/2016 às 19h00

Geral

Certificado digital permite compartilhamento de informações médicas

A adoção da assinatura eletrônica por médicos, laboratórios e hospitais tem permitido a migração dos processos de saúde do meio físico para o meio digital e o compartilhamento de informações relacionadas ao paciente entre profissionais de uma mesma instituição e também multiinstituição. Esse acesso a prontuários, diagnósticos, atestados e receituários eletrônicos torna bastante célere os procedimentos médicos, segundo Renato Teixeira, diretor de comunicação da autoridade certificadora DOCCLOUD.

“A assinatura digital liberta o médico da dependência de documentos escaneados e de fichas com dados manuscritos para consulta de prontuários. Em papel, a informação não podia ser consultada simultaneamente e ainda havia a possibilidade de equívoco dada à falta de ilegibilidade do documento ou à perda da qualidade em razão do tempo ou modo de arquivamento. Se para o profissional isso é uma garantia contra equívocos, para o paciente representa a certeza de que seu histórico será fiel às informações clínicas que obteve durante a consulta, exame ou tratamento”, afirma Teixeira.

A segurança é outra característica inerente ao certificado digital. Para Teixeira, a característica vai muito além da garantia de autenticidade – o certificado autentica o usuário em meio virtual e confere validade jurídica aos documentos assinados eletronicamente. “Os processos que antes acumulavam papéis, quando realizados em meio digital são mais fáceis de administrar e mais facilmente rastreáveis, evitando extravios”, diz Teixeira.

Afora o cuidado com o paciente, o certificado digital também pode ser um meio para obter estatísticas no setor da saúde. De acordo com Teixeira, a partir do momento em que as informações estão disponíveis no meio virtual, é possível criar parâmetros de pesquisa e levantar dados para conhecer problemas recorrentes em uma determinada localidade, por exemplo.

Para hospitais, clínicas e laboratórios de diagnósticos, a utilização do certificado também traz vantagens, principalmente as relacionadas à prevenção de fraudes, melhoria na qualidade de atendimento do paciente e dinâmica de crescimento do próprio negócio, que passa a ter a gestão facilitada.

O uso de certificados digitais tem crescido muito, principalmente em razão da agenda do governo. Para se ter ideia da magnitude desse mercado, de abril de 2015 a abril de 2016, foram emitidos quase seis milhões de certificados digitais, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Em 2015, o mercado de certificação cresceu 28 % e, até o final do ano, a expectativa é de um avanço da ordem de 20 %.

Embora a exigência da adoção da identidade digital esteja relacionada principalmente às empresas, que precisam do certificado para estar em dia com o Fisco, profissionais como contadores e advogados já têm o uso do certificado digital como uma ferramenta de trabalho do dia a dia. “No ambiente jurídico, há fóruns que só aceitam petições eletrônicas, assinadas digitalmente”, afirma Teixeira. Na área da saúde não é diferente: os documentos eletrônicos também precisam da assinatura digital para ter validade jurídica.

Sobre a DOCCLOUD

A DOCCLOUD é uma empresa especializada em certificação digital, que atua como Autoridade Certificadora homologada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pela Receita Federal. Fundada em 2012, a empresa encontra-se em pleno processo de expansão com oportunidades para parceiros empreendedores gerenciarem novos pontos em todo o País. Com 470 pontos de atendimento por todo o Brasil, a DOCCLOUD garante celeridade, autenticidade e segurança nas transações eletrônicas pessoais e de empresas dos mais diversos ramos de atividade. Site: www.doccloud.com.br


Fonte: AtitudeCom Assessoria em Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]