Dólar com. 5.1223
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/08/2017 às 10h20

Geral

Presidente do Detran/AL coordena simpósio nacional sobre “Direito e Trânsito”

Antônio Carlos Gouveia ressaltou a importância de uma interpretação mais comprometedora sobre os crimes de trânsito no Brasil - Ascom Detran

Com o intuito de discutir, sob a ótica jurídica, propostas para promoção da segurança no trânsito e para a construção de uma mobilidade humana cada vez mais eficiente, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e da Associação Nacional dos Detrans (AND), Antônio Carlos Gouveia, presidiu nessa quarta-feira (16), em Brasília, a primeira edição do simpósio “O Direito e o Trânsito: As normas de trânsito como instrumento de melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

O evento organizado pela AND foi construído em parceria com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF) e a Escola da Magistratura (ESMA-DF). Estiveram presentes no simpósio diversos especialistas e autoridades que debateram de forma dinâmica assuntos de relevância para todos que lutam por um trânsito mais seguro no país.

Em seu discurso, o presidente do Detran/AL e da AND, Antônio Gouveia, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do simpósio, ressaltando que é necessário discutir uma interpretação mais comprometedora sobre os crimes de trânsito no Brasil.

“Os condutores que se envolvem em acidentes precisam ser responsabilizados de forma criminosa. A conscientização dessas pessoas necessita ser trabalhada desde o início. Os Centros de Formação de Condutores precisam ser vistos como um ambiente de ensino e não apenas como um lugar para tirar a habilitação”, destaca Gouveia.

O simpósio, que contou com a inscrição de mais de 150 pessoas além dos debatedores, foi marcado por quatro mesas redondas que abordaram os seguintes temas: “O poder da regulamentação do Contran”, “A judicialização decorrente da aplicação das normas de trânsito”, “O papel da sociedade civil organizada nas políticas públicas de trânsito” e “A importância do envolvimento das autoridades e da imprensa nas campanhas educativas de trânsito”. 

HOMENAGENS

Na ocasião, Gouveia agraciou algumas autoridades em razão da parceria e dos serviços prestados à sociedade brasileira para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado. 

Foram homenageados o ministro e vice-presidente do STJ Humberto Martins, o juiz e presidente da AMAGIS Fábio Esteves, o diretor-geral do Denatran Elmer Vicenzi, os deputados federais Hugo Leal e Arnaldo Faria, o secretário geral da OAB nacional Felipe Sarmento e a secretaria executiva do SEST/SENAT Nicole Goulart. 

O encontro promoveu uma reflexão sobre o papel dos órgãos legislativos e de controle, para garantir uma legislação atual e confiável, que incorpore normas rigorosas e penalidades, respaldadas por uma aplicação coerente, comunicadas de forma mais clara e eficiente para toda a sociedade.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]