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19/10/2017 às 09h30

Geral

Maceió já tem 25 pontos de fiscalização eletrônica; confira os locais

Antônio Moura - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Maceió já possui a partir deste mês de outubro, 25 pontos de fiscalização eletrônica, avisa o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Moura. Ao todo, são uma média de 70 equipamentos espalhados pela cidade, tendo como alvo a redução em atropelamentos e colisões nessas localidades.

Uma ruma de críticas desabou sob a gestão do prefeito Rui Palmeira desde que, em 2016, ele decidiu implantar em áreas onde são maiores os riscos no trânsito, os polêmicos pardais. Mesmo hoje, quando a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registra redução de 53% em atropelamentos e colisões nessas localidades, políticos e populares ainda questionam a instalação da fiscalização eletrônica.

Segundo levantamento disponibilizado pela SMTT, com base em registros do Samu, Hospital Geral do Estado (HGE) e Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização, esse percentual em 2016, nos meses de janeiro e fevereiro, já apresentava positivamente uma queda de 44% de acidentes na Avenida Fernandes Lima e 66,27% na Avenida Durval de Góes Monteiro, dois pontos dos dez onde foram instalados os radares.

Suspensa pelo prefeito em maio do ano passado, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou denúncia de possíveis irregularidades na aquisição dos equipamentos, a fiscalização eletrônica voltou a funcionar em fevereiro deste ano em nove pontos da capital e agora já são 24. Sobre a pendenga com o TCE, Antônio Moura garante que está resolvida.

O diagnóstico sobre a necessidade dos pardais é da empresa contratada pelo município para a sua instalação, mas o superintendente assegura que a SMTT acompanha tecnicamente todo o processo. Segundo ele, o excesso de velocidade em determinadas vias é a causa da grande maioria dos acidentes, inclusive com vítimas fatais. “Os pardais existem com êxito na prevenção de acidentes em várias cidades, como Aracaju (SE) e São Paulo (SP)”, exemplifica o gestor.

SEM LOMBADAS – Uma das críticas feitas à SMTT é a troca da lombada física pelos radares. Antônio Moura diz que esse é um “modelo arcaico e que prejudica o veículo”. Diz ele que os pardais, além de não danificarem os carros, também permitem ao condutor saber a sua velocidade naquele momento, e garante que por toda a trajetória das vias há placas sinalizando para a fiscalização eletrônica. “Mas é importante que o motorista siga na velocidade determinada em cada via, independente dos radares”, reforça.

“Não é objetivo da SMTT multar, o objetivo é evitar os acidentes, salvar vidas”, enfatiza. “Quem seguir as recomendações não levará multa”, garante o superintendente, rebatendo ainda as críticas de que na madrugada é um risco para o motorista reduzir a velocidade em determinados locais, a exemplo da Durval de Góes Monteiro, por conta da alta criminalidade em Maceió.

“Segurança é responsabilidade do estado, a nossa, com os pardais, é salvar vidas, evitar acidentes”, insiste. Segundo Antônio Moura, é exatamente na madrugada que as pessoas tendem a aumentar a velocidade, a correr mais, e onde os acidentes se mostram mais propícios.

A SMTT registrou 143 acidentes este ano em avenidas como a Álvaro Otacílio, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo, de janeiro a junho; no mesmo período de 2016 foram 309. No primeiro semestre de 2017, o excesso de velocidade foi responsável por 71,4% das infrações registradas.

De acordo com a Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV), quanto maior a velocidade do veículo envolvido em um acidente, menor é a probabilidade de sobrevivência. “Para se ter uma ideia, a chance de sobrevivência em um acidente cuja velocidade do veículo é acima de 70 km/h é de apenas 15%”,explica o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Pontos de fiscalização eletrônica:

1. Cruzamento da Avenida Fernandes Lima com a Avenida Rotary

2. Avenida Fernandes Lima com a Rua Abelardo Pontes Lima (próximo ao Hiper Bompreço)

3. Avenida Fernandes Lima com as Ruas Desembargador Tenório e Professor Guedes de Miranda (próximo à Casa das Carnes)

4. Avenida Durval de Góes Monteiro até a Avenida Senador Galba Novaes de Castro (próximo ao supermercado Makro Atacadista)

5. Já no cruzamento da Av. Álvaro Otacílio com a Rua Eng. Mário de Gusmão a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

6. Avenida Durval de Góes Monteiro, próximo à Boa Terra: velocidade máxima 60 km/h

7. Avenida Menino Marcelo, próximo ao Residencial Tabuleiro: velocidade máxima 60 km/h

8. Avenida Menino Marcelo, próximo ao AnimaKids: velocidade máxima 60 km/h

9. Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste) próximo ao Buganvillia: velocidade máxima 60 km/h

10. Avenida Durval de Góes Monteiro, em frente à Ultragás: velocidade máxima 60 km/h

11. Avenida Menino Marcelo (cruzamentos com os conjuntos José Tenório e Henrique Equelman) Velocidade máxima: 60 km/h (nos dois sentidos de direção)

12. Avenida Rotary (em frente ao Condomínio Recanto da Rotary) Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos de direção)

13. Avenida Josefa de Melo (próximo ao Parque Shopping Maceió) : Velocidade máxima: 60 km/h

14. Avenida Muniz Falcão (em frente à FAT): Velocidade máxima: 60 km/h

15. Avenida Assis Chateaubriand (entre as residências de n° 190 e 265/próximo ao emissário submarino) Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos de direção)

16. Avenida Assis Chateaubriand (na entrada do Pontal da Barra): Velocidade máxima: 60 km/h

17. Avenida Silvio Vianna (entre as barracas Lopana e Kanoa : Velocidade máxima: 50 km/h

18. Rua Empresarial Jorge Montenegro Barros (em frente à Casa Dom Bosco) Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica nos dois sentidos)

19. Avenida Durval de Góes Monteiro (em frente à Dona Valmira): Velocidade máxima: 60 km/h (sentido Tabuleiro)

20. Avenida Governador Afrânio Lages (próximo ao Residencial Vale do Sol): Velocidade máxima: 40 km/h (lombada eletrônica sentido Mercado)

21. Rua do Comércio (faixa exclusiva para ônibus)

22. Rua do Imperador (cruzamento com a Rua Barão de Atalaia, Centro): Velocidade máxima: 40 km/h

23. Rua Barão de Atalaia (cruzamento com a Rua do Imperador): Velocidade máxima: 40 km/h

24. Rua Melo Moraes (cruzamento com a Rua do Sol): Velocidade máxima: 40 km/h

25. Rua do Sol (cruzamento com a Rua Melo Moraes): Velocidade máxima: 40 km/h


Fonte: Painel Alagoas

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