Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/09/2018 às 09h29

Geral

CAU/AL assina acordo com ONU-HABITAT e governo de Alagoas

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) assinou no último dia 13 um memorando de entendimento com o governo do estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINFRA), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL).

A assinatura do memorando é um marco importante para articulação entre as três instituições, uma vez que possibilitará o compartilhamento de conhecimentos, técnicas e metodologias para implantação de projetos de urbanização e prevenção de assentamentos precários a partir do acesso à moradia adequada e digna, por meio da prestação de Assistência Técnica a Habitação de Interesse Social (ATHIS).

A assistência técnica à habitação de interesse social é um direito previsto pela Lei Federal nº 11.888/2008 que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

Além de assegurar o direito à moradia adequada, a assistência técnica também permite otimizar e qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, bem como dos recursos humanos, técnicos e econômicos empregados no projeto e na construção da habitação.

Também permite formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal e outros órgãos públicos; evitar a ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental; e propiciar e qualificar a ocupação do sítio urbano em consonância com a legislação urbanística e ambiental.

Heitor Maia, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, destacou que a cooperação com o governo de Alagoas e o ONU-Habitat é um passo fundamental para garantir o comprometimento do Conselho em atuar com assistência técnica no estado, consolidando o que foi previsto no seu planejamento estratégico anual e ainda permitindo que uma arquitetura de qualidade seja acessível para todos.

O secretário de estado de Infraestrutura, Fernando Melro, também ressaltou a importância da parceria para os projetos de melhoria habitacional que já vêm sendo desenvolvidos pela instituição no âmbito do Programa Vida Nova nas Grotas, e enfatizou que as técnicas e metodologias a serem compartilhadas contribuirão para agregar valor técnico e institucional às ações da secretaria, melhorando ainda mais a qualidade de vida das famílias a serem atendidas.

O próximo passo a partir da assinatura do memorando é a elaboração de um edital de seleção pública simplificada a ser lançado pelo CAU-AL para contratação de projetos técnicos de arquitetura e atividades complementares, em nível de anteprojeto, desenvolvidos por profissionais habilitados para atuar na modalidade de ATHIS na área de intervenção a ser definida pelo governo de Alagoas.

ONU-Habitat em Alagoas

Em 2016, o governo de Alagoas iniciou o programa intitulado "Pequenas Obras, Grandes Mudanças", que consistia na construção de escadarias, passeios, pontilhões e corrimões em algumas pequenas grotas de Maceió.

Com o reconhecimento dos ganhos na qualidade de vida dos moradores após essas melhorias iniciais e a partir da cooperação com o ONU-Habitat, as ações foram ampliadas para as demais grotas da capital, englobando atividades de diversas secretarias estaduais e renomeando o programa para "Vida Nova nas Grotas" — a maior e principal plataforma de ações integradas de desenvolvimento urbano, social e econômico realizada em Maceió.

Como resultado da cooperação com o governo estadual, desde 2017, o ONU-Habitat implementa o projeto "Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada".

O escritório local dedicado ao projeto em Alagoas trabalha na produção de dados qualificados, diagnósticos e estratégias de ação nas seguintes áreas: indicadores de prosperidade urbana, assentamentos informais e moradia, segurança pública, financiamento público, desenvolvimento econômico local e capacidades institucionais e dos servidores públicos.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]