Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/10/2018 às 08h30

Geral

Dia C da Ciência tem como palestrante Dr. Hemerson Casado

O evento foi aberto na UNIT e teve a presença de estudantes de mestrado e graduação

Divulgação

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

Seu objetivo é realizar atividades que mostrem à comunidade a importância das pesquisas científica e acadêmica e como essas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira, o Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas e o curso de Medicina da UNIT/AL convidaram o cirurgião cardíaco, paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ativista Dr. Hemerson Casado para ministrar a palestra: A ciência como forma de transformação social.

"A ideia de ter o Dr. Hemerson Casado foi dar visibilidade a um ativista e estudioso de fenômeno interdisciplinar com renome nacional e internacional", explicou a professora doutora Verônica Teixeira Marques, coordenadora do Programa de Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas.

O evento foi aberto e reuniu estudantes de graduação e mestrado da área da Saúde. Houve interação do público e momento para perguntas.

Casado falou sobre a importância da ciência e suas implicações na sociedade; fez uma reflexão sobre os investimentos brasileiros, americanos e europeus nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, mostrando que ainda existe muito a ser feito, principalmente em nosso Estado.

E ainda durante a palestra mostrou os gargalos do desenvolvimento da ciência no Brasil e criticou os cortes no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, causa principal que motivou o ativista a ser candidato a deputado federal e lamentou o resultado das urnas.

"Se no futuro não houver uma determinação do governo federal de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, vamos enfrentar um período de trevas. Estamos vivendo uma crise política e econômica muito grande e o congresso nacional, quem determina o orçamento, infelizmente não entende nada de ciência", criticou.

Casado destacou também que através do Instituto que leva seu nome tem intermediado ações e negociações junto aos governos estadual e federal e que, após muito esforço, garantiu mais de dois milhões para a construção de Laboratório de Células Tronco, ampliando o debate das doenças raras e da própria ciência e pesquisas em nível nacional.

Janaína Junkes, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Unit, já conhecia o Dr. Hemerson Casado e sempre admirou a história dele.

"Estive presente no I Simpósio sobre ELA, que ele organizou com diversos cientistas de vários países e, há alguns dias, resolvemos organizar uma atividade extraclasse e convidá-lo. Ele é um ser humano espetacular. Ele podia estar em casa, cuidando dele. Mas, não. Ele tem uma missão muito maior: cuidar dos outros. A Unit estará sempre de portas abertas para recebê-lo", pontuou. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]