Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/06/2019 às 19h30

Geral

Semas realiza primeira reunião para adesão ao Aprendiz Legal

Na reunião foram tratados assuntos como Aprendiz Legal e Acessuas Trabalho. - André Lira/Divulgação

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Henrique Alves Pinto, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14) com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para firmar um convênio com a Prefeitura de Maceió para o Programa Aprendiz Legal.

O Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho. A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes.

Segundo o Henrique Alves, trabalhar pensando no desenvolvimento profissional de jovens faz parte das atribuições da pasta de Assistência Social. “Estamos aqui trabalhando exatamente para isso, desenvolver habilidades profissionais nesses jovens e adolescentes. É uma chance de transformar a vida deles, sendo a própria prefeitura um dos agentes ativos nessa transformação”, disse o gestor.

“A lei não obriga órgãos públicos a aderirem ao programa, por isso nós do CIEE ficamos felizes com a possibilidade dessa parceria”, disse Fabiana Porto, supervisora da unidade. Ainda segundo ela, quando a Prefeitura de Maceió, através da Semas, busca integrar jovens no processo de aprendizagem, significa que ela está pensando no social. Esse passo dado pela Prefeitura mostra que o lado social é prioridade, pois essa oportunidade transforma a vida desses jovens. Além de poder ter a experiência profissionalizante, eles recebem todo o suporte com capacitações no CIEE, ou seja, se tornam profissionais completos”, concluiu a supervisora.

Para a gestão pública, o programa prevê um contrato de 16 meses, das 8h às 14h, sendo 4 dias de trabalho nos órgãos municipais e 1 dia de capacitação no CIEE. O processo de seleção é através do Centro de Integração e antes de iniciar o trabalho, o jovem passa por 20h de capacitação teórica em ética, comportamento organizacional e cidadania, por exemplo.

Programa Acessuas Trabalho

Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. O programa também busca articulação com outras políticas públicas encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades relacionadas ao trabalho e emprego.

“Aproveitamos a reunião para tratar do programa Acessuas para os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Redefinimos alguns detalhes para garantir a continuação dele aqui na Semas”, disse Denaide Oliveira, diretora de proteção social básica e transferência de renda. Ela explica ainda que o programa é gratuito e oferece oficinas de criatividade sobre etapas do processo seletivo, currículo, entrevista, postura profissional e imagem pessoal.


Fonte: Ascom Semas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]