Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/06/2019 às 16h00

Geral

Prefeitura de Maceió participa em Brasília de seminário sobre drogas

Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas. - Marina Toledo/SMG

A Prefeitura de Maceió participou, entre os dias 10 e 11, em Brasília, do Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas, realizado pelo Ministério da Cidadania.  O evento tratou sobre a Nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família no tratamento de dependentes químicos, a violência doméstica e os programas de prevenção ao uso de drogas, entre outros. O Município foi representado pela assessora especial de Política Sociais da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e presidente do Conselho Municipal de Política e Ações sobre Drogas, Marina Toledo.

O evento é realizado em parceria com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Infraestrutura, Educação, Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos.

A assessora especial de Política Sociais da SMG e presidente do Conselho Municipal de Política e Ações sobre Drogas, Marina Toledo, explicou que o evento serviu para entender mais sobre como o novo governo formulou as novas diretrizes de enfrentamento dos entorpecentes (ilícitos e lícitos), além de conhecer as medidas que poderiam ser tomadas.

“O encontro ajudou a trocar experiência com várias pessoas que trabalham no âmbito dessa problemática. Além disso, foi uma oportunidade pra conhecer a nova política de combate às drogas, que agora foca na promoção da abstinência, antes era a redução de danos. A partir do que foi apresentado lá, a gente precisa publicizar essa nova política, direcionando o Município para adoção de ações voltadas para a temática. Já pensamos em fazer uma parceria com o Detran sobre a conscientização contra às drogas lícitas no trânsito, além de outras ações”, destacou.

Entre outros pontos, o novo governo entende que é preciso reconhecer a necessidade de tratar o tabagismo, o uso de álcool e outras drogas também como um problema concernente à infância, adolescência e juventude, de modo a evitar o início do uso, além assistir os que são dependentes dessas substâncias.

A nova Política Nacional sobre Drogas, lançada em abril pelo governo federal por meio de um decreto presidencial, e a lei que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sisnad), sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, preveem medidas como a internação involuntária de usuários de drogas, o reforço do trabalho executado pelas comunidades terapêuticas e a ampliação da pena imposta a traficantes.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]